GestaoAguasPluviaisUrbanas

69310 palavras 278 páginas
Gestão de Águas Pluviais
Urbanas

Carlos E. M. Tucci

dez / 2005

© de Carlos E. M. Tucci
Diretos reservados desta edição
Ministério das Cidades
Capa:

Carlos E. M. Tucci: engenheiro civil, MSc e PhD em Recursos Hídricos (Colorado
State University, USA), professor titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tucci, Carlos E.M.
Gestão de Águas Pluviais Urbanas/ Carlos E. M.Tucci – Ministério das
Cidades – Global Water Partnership - Wolrd Bank – Unesco 2005.
I.

Inundação – Urbano - Recursos Hídricos

ISBN xxxx

2

Apresentação

E

ste texto foi preparado como base para um curso de mesmo título voltado para tomadores de decisão, profissionais de diferentes áreas de conhecimento que de alguma forma atuam dentro do meio ambiente urbano como administradores, legisladores, engenheiros, arquitetos, geólogos, biólogos, entre outros.
Os objetivos do curso são de apresentar uma visão integrada da gestão das águas pluviais urbanas, onde se inserem a drenagem urbana e as inundações ribeirinhas das cidades. O curso não aborda os aspectos específicos de projeto, mas trata de abordar os aspectos estratégicos da gestão e as interfaces com os diferentes aspectos das águas urbanas e os outros elementos de planejamento e gestão das cidades.
Este curso foi ministrado inicialmente no Brasil e depois em várias cidades da América do Sul em cooperação com várias entidades nacionais e internacionais, procurando mudar a forma insustentável do desenvolvimento urbano e seus impactos no âmbito das águas pluviais.
O primeiro capítulo apresenta os diferentes aspectos da gestão integrada no ambiente urbano, as suas inter-relações e interfaces e a visão integrada. Como no primeiro capítulo são destacados os dois tipos principais de inundações: devido à urbanização, drenagem urbana e inundações ribeirinhas, o segundo capítulo trata das Inundações Ribeirinhas: avaliação, medidas de controle para mitigação dos impactos e gestão dentro das cidades. No

Relacionados