gestao e orçamento empresarial

Páginas: 10 (2335 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Os conceitos que serão abordados neste trabalho são de suma importância a todo o profissional contábil, um bom entendimentodesses conceitos é fundamental para que as empresas possam medir seus resultados.
O presente trabalho apresenta também uma análise do orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Abrange os principais conceitos, características e tipos de orçamento para um conhecimento geral do processo.
2 GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1 CONCEITO DEORÇAMENTO:
O orçamento é usado desde a era pré-histórica, onde os homens das cavernas previam que para passar o inverno, necessitavam de um estoque de comida, assim criaram praticas de mensurar esses itens, o que hoje nós chamamos de orçamento.
O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado,bem como o caminho que será percorrido pela mesma.
Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão da cúpula diretiva, cabendo-lhe informar as macro políticas de atuação e realizar as correções necessáriaspara que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização. Mas, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidas com o sucesso do mesmo.
Ele pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.





2.2 ORÇAMENTO GERAL:
Oorçamento geral ou orçamento mestre é aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo para a elaboração de todas as previsões da organização.ele resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização vendas, produção, distribuição e finanças. Quantifica metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.O orçamento geral normalmente consiste num demonstrativo de lucro futuro esperado, num balanço, num demonstrativo de receitas e despesas de caixa e em quadros de cálculos. Esses demonstrativos são o ponto culminante de uma série de decisões de planejamento baseadas num exame detalhado e rigoroso do futuro da organização.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL:

O Orçamento Flexível oferece estimativassobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais ampla das variações. Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas.O "orçamento flexível é umconjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades".
A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.
Padoveze (2009, p. 202) chama atenção para um aspecto importante do orçamento flexível: “... é nãoassumir nenhuma faixa de quantidades ou nível de atividade esperado. É feito apenas o orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas seriam as que realmente acontecem”.
A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao Financeira e Orçamento Empresarial
  • Gestão Financeira e Orçamento Empresarial
  • gestao financeira e orçamento empresarial
  • gestao e orçamento empresarial
  • GESTÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!