Gestao Serviço e Varejo

Páginas: 17 (4223 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCACÃO A DISTANCIA PÓLO – UNIEDUCAÇÃO (7109)


TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL


JOSE CARLOS SOARES – 443407
DIVINO ALAN DE MENDONÇA – RA 443183
AMANDA LESSA DA SILVA – RA 7704663128
WELLINTON JUNIOR DE ARAUJO – RA 435616
PEDRO G.M. GONÇALVES – RA 408640
MARCIA ANDREIA DE SOUSA GONÇALVES – RA 8136746854



GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJOGOIÂNIA/GO
NOVEMBRO/2014



GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJO


Trabalho desenvolvido sobre gestão de serviços e varejo elaborada como atividade para obtenção de nota da disciplina do curso de gestão comercial do quarto período da Universidade Anhanguera - UNIDERP Centro de Educação a Distância Pólo Unieducação (7109) Goiânia/GO, sob a orientação do ProfessorGOIÂNIA/GO
NOVEMBRO/2014

Sumário
1 - Introdução 4
2 –O Crescimento do Setor de Serviços na Economia Brasileira 5
3 –Informações do Site do IBGE 6
4 – Empresa do Comécio Varejista 7
5 – A empresa Prestadora de Serviços 10
6 – A Importância do Setor de Serviços 12
7 – Seeviços de Facilitam o Comécio Varejista no Caso da Empresa Havaianas 16
8 – Prestação de Serviços da Empresa PortoSeguro 17
9 – Conclusão 18
10 - Referências 19













1. INTRODUÇÃO

Face às mudanças no comportamento dos consumidores e exigências que vão além da qualidade do produto, suas características, funcionalidade, design, propaganda e prazo de entrega, ao ponto de expressarem seus contentamentos e dissabores nas redes sociais, a qualidade dos pós-vendas - call centers, prestadoresde serviços de assistência técnica e SAC, no pronto e facilidade de atendimento, esclarecimentos, conserto do produto e ponto de apoio de logística reversa -, foram potencializados os efeitos de relacionamento com o cliente e sua marca.
Essas ações reforçam a tese de que a satisfação do consumidor interfere diretamente no relacionamento, fidelização e resultados com a marca, já que de cada clientesatisfeito se ganha mais três, mas para cada cliente insatisfeito perdem-se 11 clientes potencias. Cerca de 68% deles trocam de marca ou fornecedores devido à indiferença por parte de alguma atitude ou prestação de serviços oferecidos.












2. O CRESCIMENTO DO SERTOR DE SERVIÇOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
No nosso dia a dia, utilizamos vários tipos de serviços sejam elesprodutivos, de distribuição de bens, sociais ou pessoais, entre outros. Esse setor de serviços corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos a população, é um dos principais responsáveis pela economia nacional.
Nos últimos anos o setor ajudou a aumentar a competitividade interna e externa, o que gerou milhares de empregos qualificados. Eles tão presentes na vida dos brasileiros, osetor terciário corresponde a 70% do PIB (Produto Interno Bruto), a soma de tudo que o país produz, o comércio varejista brasileiro representa 80%.
O Sudeste concentra a maioria das empresas e dos trabalhadores da área do comércio e serviços no Brasil, por isso que São Paulo e Rio de Janeiro têm em média os salários mais altos. Segundo Chiavenato (2002, p.69) “o setor de serviços tem hoje umaimportante apresentação para a economia brasileira; seu crescimento é visto como uma promessa para o desenvolvimento do país”.
Ciente da importância do setor de serviços para a economia brasileira, o Governo Federal, por meio do Decreto nº 5.532, de 6 de setembro de 2005, criou a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).Como órgão específico e singular do Ministério, compete à SCS, por exemplo, a formulação, coordenação, implementação e avaliação das políticas públicas e dos programas e ações para o desenvolvimento dos setores de comércio e de serviços; a análise e acompanhamento das tendências dos setores de comércio e serviços no País e no exterior; a formulação, implementação e divulgação de sistemáticas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Varejo e Serviços
  • Gestão de Serviços e Varejo
  • Gestao de serviço e varejo
  • ATPS Gestao De Servicos E Varejo
  • ATPS Gestão de Serviços e Varejo
  • GESTAO DE SERVICO E VAREJO
  • Atp s gestão no serviço e varejo
  • GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJO LOJA DE DEPARTAMENTOS: MUNDO MODERNO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!