Gestao por competencia e avaliação de desempenho

Páginas: 16 (3880 palavras) Publicado: 12 de julho de 2012
1 INTRODUÇÃO

A constante mudança do mundo, causada pelo avanço da globalização, provocou nas organizações intensas mudanças devido as constantes inovações tecnológicas. Competição acirrada, busca por novos mercados fazem com que as organizações atualizem e busquem modelos gerenciais que sejam mais eficazes. Neste contexto houve uma grande mudança na conceituação de gestão de pessoas, quepassou a ter um foco diferenciado, já que o conhecimento decorrente do capital humano passa ser visto como potencial vantagem competitiva. Desta realidade surge a gestão por competências como uma resposta frente a tudo isso, um modelo gerencial para a administração estratégica de recursos humanos, cujo direcionamento estratégico é: os conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo (CHA). E,se propõe a alinhar esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias para a consecução dos objetivos da organização.
E somando forças a essa idéia surge um instrumento de fundamental importância para o sucesso organizacional: Avaliação de Desempenho. Através dela é possível diagnosticar e analisar o desempenho de cada colaborador,promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como um melhor desempenho.
A Gestão de pessoas por competência e a avaliação de desempenho auxiliam a empresa a identificar quem são os profissionais com os talentos necessários para gerar as mudanças e ajudar a empresa não apenas reagir, mas também agir diante do inesperado.














2 O QUE É COMPETÊNCIA?O termo competência tem sido muito utilizado ultimamente nas organizações, nas faculdades, etc. logo, sua real definição torna-se necessária para desenvolvermos o objetivo desse trabalho, já que no modelo de gestão de pessoas por competência, a pedra angular é a definição das competências da organização e de seus respectivos colaboradores, pois baseados nessas informações que os estrategistas e aárea de gestão de pessoas (RH) irão atuar para alcançar seus objetivos.
Diante de estudos e pesquisas, encontram-se discussões e correntes um pouco divergentes sobre esse tema. Uma delas é a corrente norte-americana que diz que competência é um estoque de qualificações (conhecimento, habilidade e atitude) que torna a pessoa capaz, competente para realizar certo trabalho. A outra é a francesaque entende a competência como sendo não um conjunto de qualificações relacionado às pessoas, mas relacionado às realizações dela.
Para que não fique complicado, o autor Pedro Paulo Carbone, conhecido como CARBONE definiu de uma forma mais abrangente: “... competências são combinações sinergéticas de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), expressas pelo desempenho profissional dentrode um determinado contexto organizacional, que agregam valor as pessoas e as organizações...”. Sendo essa última definição considerada a mais completa.

2.1 Os Três pilares da competência (CHA)

Cabe aqui uma breve explanação sobre um conceito que é muito utilizado e que claramente ajudará na compreensão do objeto desse estudo. Um dos modelos mais atual utilizado dentro das organizaçõespara avaliar seus colaboradores é exatamente esse ideograma: CHA. Através dele é possível tanto definir quanto mensurar competência.
O Conhecimento diz respeito ao saber, aos conceitos, as informações que são adquiridas ao longo da vida através de escolas, livros, jornais, etc. São informações que culminaram por criar a identidade cultural de uma pessoa e hoje é capazes de influenciar ojulgamento, o comportamento. A expressão Conhecimento é utilizado para designar o domínio cognitivo.
A Habilidade diz respeito ao fazer, a Capacidade física de desempenhar uma ação ou ato, que pode ser resultado de um treinamento ou inato. O termo habilidade é freqüentemente utilizado para designar o domínio psicomotor.
A Atitude é o querer fazer, é o que impulsiona a utilizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de desempenho no modelo gestão por competência
  • Avaliação de Desempenho com foco em competências
  • Avaliaçao de desempenho por competencia
  • Avaliação de Desempenho por Competências
  • Avaliação de desempenho por competencia
  • Gestao de competencia e desempenho
  • Gestao de desempenho por competencias
  • Gestão de desempenho com base em competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!