Gestao PÚblica

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
AD2- Plano Plurianual e Orçamento Público.


O Orçamento Público é de suma importância para a democracia em sociedade, por isso, daí decorre sua importância, de modo que se tornou um temacomplexo e objeto de importantes estudos.
Na era moderna, a história credita a Inglaterra como sendo a primeira nação a preconizar em sua Constituição regras orçamentárias.
No Brasil, o orçamentopúblico teve início em 1827 no período monárquico, e devido falta capacidade, não foi implantada e em 1831, ocorreu a primeira experiência brasileira de orçamento com o chamado Actos de Poder nº100.
Em1891, a promulgação da primeira Constituição Republicana Brasileira contemplou o Orçamento Público, conferindo competência de criação ao Parlamento Brasileiro para elaboração da proposta de orçamento efiscalização do Poder Executivo, dando origem ao Tribunal de Contas que auxilia o Poder Legislativo no exercício de controle externo.
Em 1934 com a promulgação de uma nova Constituição Federal, houveuma alteração nas prerrogativas orçamentarias, pois a referida Constituição passou a centralizar as funções de Estado no Poder Executivo, dentre elas a de elaboração da proposta orçamentaria, e aoCongresso Nacional o poder de discutir e aprovar o orçamento e julgar as contas do chefe do Poder Executivo.
As Constituições de 1937 e 1967, devolveram ao Poder Legislativo a prerrogativa de iniciativade elaboração do orçamento, mas na prática o Poder Executivo continuava elaborando e decretando o orçamento. Isso explica a cultura subserviência do Poder Legislativo ante o Poder Executivo emmatéria orçamentária, mesmo tendo a prerrogativa constitucional de alterar e fiscalizar o orçamento público.
Em 1940 com a edição do Decreto-lei 2.416, veiculando o primeiro Código Orçamentário Brasileiro,temos a classificação de receitas e despesas e a regulamentação os procedimentos de autorização dos gastos e escrituração de contas. Insta salientar, que o decreto supramencionado fora concebido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao publica
  • gestão publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública
  • gestao publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!