Gestao nas empresas do seculo XXl

Páginas: 11 (2525 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Habilidades e competencias do gestor no seculo XXI
Um novo ambiente de negócios

As operações das fábricas globais têm tido papel de destaque na integração mundial porque aceleraram o processo de disseminação do conhecimento (informação) e, como resultado de sua atuação, tornaram-se apátridas, produzindo e vendendo mais em países estrangeiros do que em seus próprios países de origem,estabelecendo-se em mercados consumidores sem considerar as fronteiras nacionais, observando mais as vantagens estratégicas e econômicas do que políticas desenvolvimentistas locais, incrementando suas finanças globais onde o dinheiro é mais barato, vendendo suas ações nas bolsas de diferentes países e sendo gerenciadas por administradores de várias nacionalidades.
Com o surgimento das corporaçõesmultinacionais e transnacionais, o mercado expandiu seus horizontes. O mundo tornou-se um grande mercado no qual os administradores precisam considerar diferentes aspectos, desde condições climáticas até cultura, relações transculturais e práticas comerciais variadas, como forma de garantirem a sobrevivência da organização por meio da manutenção de vantagens competitivas. A rapidez no processo de tomadade decisão é um requisito vital, de forma que cada fração de tempo despendido no processo é significativamente acrescentado aos custos e riscos organizacionais. Por isto, no mercado globalizado, existe uma economia profundamente apoiada em informação, que constitui-se no principal recurso estratégico das organizações. O poder estrutura-se a partir de recursos informacionais e de como estestornam-se acessíveis às pessoas.

Assimilar e tornar todas as informações disponíveis é um problema maior do que disseminá-las. A ansiedade causada por tanta informação leva à perda do foco no que é importante ou necessário. As organizações precisam ampliar, cada vez mais, sua capacidade de resposta às transformações do ambiente. Assim, neste novo cenário, o administrador precisa operar e tomardecisões em situações de risco e sobre as quais não existem regras definidas.


a. Competência ética nos negócios

A importância da ética deve-se, notadamente, ao fato de que a legitimidade e a credibilidade das empresas têm sido questionadas com vigor. A globalização tem produzido demandas e expectativas cada vez mais complexas. Soluções imediatistas ou concessão de benefícios simbólicos não sãomais resposta ao nível da efetividade, transparência e honestidade que são exigidas a um gestor. Assim, o desafio consiste na manutenção do apoio e do compromisso de transformar a ética em mais um elemento na composição do cotidiano.

b. Competência na gestão das pessoas

Em um mercado competitivo, a habilidade em produzir bens ou serviços não é o bastante para garantir-se a sobrevivência daempresa. A organização deve estar atenta para as expectativas e desejos de seus clientes e apta a reconhecer como adequar-se a tais demandas. Gerenciar torna-se buscar a obtenção de resultados por intermédio das pessoas .
. A moderna metodologia de gestão das pessoas contempla os seguintes aspectos :

1* Busca da melhoria contínua da gestão das pessoas via análise crítica do modelo;
2*Planejamento para o desenvolvimento das pessoas integrado com as políticas e estratégias da organização;
3* Preservação e desenvolvimento das habilidades e capacitação das pessoas;
4* Estabelecimento de objetivos comuns e processos contínuos de análise crítica do desempenho;
5* Busca do envolvimento de todos no processo de melhoria contínua;
6* Delegação de poder para tomada de açõesapropriadas e busca de comunicação; valorização de posturas éticas e cooperativas; estabelecimento de canais de comunicação com cada elemento da organização; manutenção de sistema de disseminação de informações para todos os participantes.

c. Integração com a cultura organizacional

A forma como uma organização se vê determina como ela regirá no meio ambiente. Nesse processo interativo estará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão das empresas brasileiras no século xxi
  • A gestão das empresas brasileiras no século XXI
  • A escravidão no século xxl
  • descriminaçao em pleno seculo xxl
  • Ensino no século xxl
  • Problemas e desafios da educação do século XXl
  • EMPRESAS DO SÉCULO XXI: Praticas Administrativas na Gestão da Tim Participações S.A.
  • A empresa no seculo xxi resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!