Gestao Empresarial

Páginas: 16 (3856 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciÊNCIAS CONTÁBEIS
núBIA FERREIRA DE ANDRADE
gestão empresarial

Cerejeiras – RO
2013

Núbia Ferreira de Andrade
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado no 4º semestre do cursode Ciências Contábeis, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Matérias: Administração e Orçamento Empresarial
Métodos Quantitativos
Direito Empresarial eTributário
Estrutura das Demonstrações Contábeis
Cerejeiras – RO
2013
SUMÁRIO
TOC \o "1-1" \h \z \t "Título 2;1;Título 3;1;Título 4;1;Título 5;1;Título 6;1;Titulo Apêndice e Anexo;1" INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTOCONCEITO DE ORÇAMENTO
ORÇAMENTO GERAL
ORÇAMENTO FLEXÍVELPONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃOAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTOINSENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIABALANÇOPATRIMONIALDEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO..............................
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA.............................................
A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS......................................
CONCLUSÃOREFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem seantecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. É a função orçamento que faz a  previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas: mês, trimestre, semestre, ano,de acordo com a peculiaridade das suas necessidades. Nesse contexto a questão central é a seguinte: o orçamento empresarial, que é uma das atribuições da controladoria, é realmente uma ferramenta eficaz para auxiliar na gestão das empresas e para melhorar seu desempenho operacional.
ORÇAMENTO:O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independentemente de seu porte e ramo deatividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aosseus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamentodos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamento.
Conforme o tempo e a complexidade dos negócios, as empresas foram exigindo métodos administrativos maisapurados, não sendo suficiente apenas a limitação de gastos, modificando os seus conceitos básicos e métodos de elaboração. As técnicas de planejamento orçamentário depois de consagradas na administração publica gradativamenteestenderam-se para a empresa privada, com a expansão de objetivos das empresas tanto privadas como publica, a ideia inicial do orçamento foi alterada, podendo utilizar que oconceito que orçamento é uma ferramenta de gestão destinada a promover a mais produtividade e lucratividade utilização de todos os recursos da empresa. O orçamento se tornou rotina padrão dentro das organizações.
O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.
“Umorçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente no prazo mínimo de um ano”. (PARSLOE; WRIGHT, 2001, P. 1).
Os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-seno plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabamestabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultadose realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados. O Orçamento é decorrente do plano estratégico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão empresarial
  • Gestão Empresarial
  • Gestao empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestao empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!