Gestao em enfermagem - Conceito de Brainstorming

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014




Conceito de Brainstorming
O Brainstorming é um método de geração coletiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. A utilização deste método, criado por Alex Osborn nos anos de 1930, baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovaçãoatravés do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores.
As sessões de brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rígida em torno de determinado objetivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participação e a criatividade, os gestores tendem a dar total liberdade e a não emitir críticas nestas sessões. Ao retirar todo o tipode restrições, é de esperar que surjam ideias convencionais, ideias interessantes e outras aparentemente ridículas - se não surgirem ideias ridículas ou impraticáveis, é sintoma de que a sessão não decorreu eficazmente.
Após a sessão de brainstorming, onde poderão ser geradas dezenas de ideias, é necessário efetuar escolhas retirando todas as que não se adequam aos objetivos, às capacidadesfinanceiras, técnicas ou administrativas da organização.

Brainstorming Estruturado: A cada rodada cada membro deve dar uma idéia sobre o tema escolhido. Podem ser definidas em função do tempo quantas rodadas serão feitas ou ainda deixar que o brainstorming prossiga até que todos não tenham mais ideias para apresentar. Esse brainstorming tem uma vantagem pois evita que os membros mais comunicativospredominem sobre os mais quietos. Ajuda a ainda a impedir a inibição de opiniões em reuniões onde pessoas de diferentes níveis hierárquicos de uma organização participam.
Brainstorming Não estruturado: Todos podem, a qualquer momento, dar uma opinião, não existe vez como no brainstorming estruturado. A vantagem é que as pessoas em geral "pegam carona" nas ideias, é menos metódico e mais dinâmico.Ideal quando as pessoas do grupo são todas comunicativas e pouco tímidas.
Metodologia
1. Comece com o problema 
Toda reunião deve começar com a definição clara do problema. Ela determina o propósito do brainstorming. Ao longo do encontro, as pessoas devem se ater a esse assunto sem perder o foco.

2. Quem e para quê 
Antes de começar, tenha certeza de que o grupo tem conhecimento profundosobre as necessidades dos interessados em encontrar uma solução. Essa é uma das mudanças do novo modelo: saber exatamente quais são os objetivos. Isso pode ser feito por meio de pesquisa primária, como a experiência da consultoria americana Jump, com sede em San Mateo, na Califórnia, que desloca o funcionário para passar um tempo com a pessoa ou a empresa que enfrenta o problema.
3. Ambientefavorável
Garanta que as pessoas se sintam confortáveis no local em que o brainstorming será realizado. Considere, até, conduzir o processo fora do contexto do ambiente de trabalho — isso pode levar as pessoas a pensar de maneira diferente.
4. Inspire-se
Minutos antes do início, é importante orientar os participantes a "alimentar a mente". Revisar tudo o que se sabe sobre o problema ou ler um estudode caso sobre a solução. O intuito é inspirar.
5. Ideias nascem na mente
Grupos não têm mente. Portanto, antes de iniciar, é interessante que cada participante desenvolva suas próprias propostas para o problema — e que sejam anotadas e registradas. Pode-se, por exemplo, instigar os participantes a pensar sobre alternativas para cada objetivo do brainstorming, pedindo que eles indiquem qual é amelhor delas.
6. Discussão coletiva
Para evitar que uma ou duas pessoas dominem a conversa, deixando ideias de lado, a recomendação é que sejam usadas todas as anotações dos participantes envolvidos, feitas na etapa anterior. "Isso garante que ninguém fique sem voz", utra ideia é que o moderador do brainstorming nunca deixe uma pessoa apresentar todas as suas alternativas de uma vez. Ele deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão em enfermagem
  • gestao da enfermagem
  • Gestão em Enfermagem
  • conceito de gestão
  • conceito de gestao
  • conceitos de gestao
  • Conceitos de Gestão
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!