gestao de pessoas e manufatura

Páginas: 21 (5005 palavras) Publicado: 17 de abril de 2015
CENTRO TECNOLÓGICO POSITIVO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
CRISTOFER GUILHERME THIMÓTEO BATISTA
DIEGO ANTONIO BIZUSKO
PATRÍCIA MANFRON DA LUZ
RICARDO ROSA PEREIRA
RODRIGO LUCAS DA SILVA CORRÊA
TITULO E SUBTÍTULO DO PROJETO PROPOSTO
Tipo de Projeto












CURITIBA
2014CRISTOFER GUILHERME THIMÓTEO BATISTA
DIEGO ANTONIO BIZUSKO
PATRÍCIA MANFRON DA LUZ
RICARDOROSA PEREIRA
RODRIGO LUCAS DA SILVA CORRÊA
GESTAO DE PESSOAS NA PRÁTICA E MELHORIA DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Projeto lnterdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestao da Produção Industrial, do Centro Tecnológico Positivo.
Orientador(a): Deise Léia Hoffman, Milton Correia




CURITIBA
2014
SUMÁRIO



























1 TEMA
Atualmente apreocupação com o gerenciamento das pessoas dentro das organizações vem tomando grandes proporcionalidades, pois estas estratégias são necessárias para elevar a eficácia dos colaboradores dentro das mesmas, assim, em busca destes resultados torna-se necessária o desenvolvimento do tema dentro das organizações.
A manufatura enxuta vem sendo cada vez mais adotada dentro das empresas, a funcionalidade damesma é a de reduzir custos através de otimização de processos, elaboração de estratégias e implementação de sistemas e ferramentas de trabalho como o Kanban e o Poka – Yoke por exemplo.
1.1 Delimitação do Tema
A finalidade primordial deste projeto é aplicar todos os conceitos de Manufatura Enxuta e Gestão de Pessoas em uma empresa, inserindo na empresa um modelo de desenvolvimento de recursoshumanos que melhor abranja o desenvolvimento e a inserção de novas estratégias para a organização otimizando processos, diminuindo custos, aplicando ferramentas que melhorem o desempenho dos colaboradores, aumentando a produtividade.
















2 PROBLEMAS E PREMISSAS
Os principais problemas encontrados que objetivaram a elaboração deste trabalho, foi a alta rotatividade de pessoas no setor etambém o setor de manufatura com gargalos, melhorando o tempo de tacto para o processo fluir sem gargalo.
Em decorrência dos problemas citados, a qualidade do trabalho e a harmonia da equipe ficam prejudicadas, pois como sempre há pessoas em treinamento temos que dispor de um colaborador para treinar o mesmo, deixando assim de realizar suas atividades laborais do dia a dia, podendo inclusive atrasarpedidos causando assim, reclamações de clientes. Contando também com os reprocessos, ou seja, perda de materiais que ocorrem, pois os treinamentos não podem ser realizados apenas na teoria, e otimizando o processo o tempo de tacto poderá ser reduzido, ajudando com os treinamentos de novos colaboradores.
Com o desenvolvimento dessas estratégias e aplicação das ferramentas, o processo terá umamelhoria significativa, com rapidez do processo podendo produzir mais sem tempo ocioso dos operadores e tendo tempo para o treinamento dos novos colaboradores.

















OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Este estudo pretende implementar ferramentas para auxiliar na melhoria dos processos de manufatura e gestão de pessoas (recrutamento, seleção e treinamento).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Em gestão depessoas será diminuir a rotatividade de pessoas em um determinado setor da empresa.
Em manufatura enxuta o objetivo é otimizar processos através das ferramentas pré-dispostas, com o objetivo de reduzir desperdícios, tempo, retrabalhos, reprocessos.
JUSTIFICATIVA
A justificativa para a elaboração deste projeto está vinculada na necessidade da empresa com uma rotatividade muito alta de colaboradores nosetor de acabamento, e devido a este fato, sempre há um novo colaborador, na área. Que na maioria das vezes não está treinado, devido a empresa não possuir um tempo específico para o novo colaborador realizar um treinamento após entrar na instituição, e com isso o desenvolvimento do mesmo pode ser prejudicado. Como o trabalho é praticamente todo manual ou parte do processo sendo realizado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao da manufatura
  • Gestão manufatura
  • gestão da manufatura
  • Gestão da Manufatura
  • Portifolio gestao da manufatura
  • Portfolio gestão da manufatura eniac
  • Gestão com pessoas
  • Recompensando Pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!