Gestao de estoques

Páginas: 18 (4371 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANáLISE Da importância do modelo de gestÃo dos ESTOQUES da empresa comateq distribuidora ltda me
Projeto apresentado à disciplina de Trabalho Final de Graduação I

Ronald Caneda
Prof. Orientador(a): Alexandre Reis

Santa Maria
2011
i

ii
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3
1.2OBJETIVOS 3
1.2.1 Objetivo geral 3
1.2.2 Objetivos específicos 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
3. METODOLOGIA 7
4. CRONOGRAMA 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
6. APÊNDICES 11


1. INTRODUÇÃO

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo em melhor satisfazer as necessidades de sua clientela, tornou-se necessário o auxilio de ferramentas capazes de agilizarprocesso, não manter dinheiro ‘’estocado’’, por fim saber corretamente como girar o estoque. No Brasil esta preocupação se caracterizou na última década, ou seja, esta preocupação por parte das empresas no que tange a administração de materiais e, em um contexto mais amplo, no gerenciamento da cadeia logística como um todo surgiu a pouco. (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 1999; NOVAES, 2001)
Com tudoTeixeira e Kerber (2002) observam que a gestão de estoques tem participação vital na logística das empresas. A movimentação de materiais visa o abastecimento final de um sistema que engloba princípios e métodos e tem como finalidade o aprimoramento da eficiência e eficácia de uma missão empresarial.
Os estoques representam capital investido, lançado no ativo da empresa e com liquidez dependentedo volume produzido e vendido. Apesar de, quanto mais se vender, teoricamente o ganho obtido ser maior, torna-se estratégico para qualquer empresa o controle adequado de seus estoques, de forma a reduzir os custos gerados pela existência deles.
O ideal para as empresas seria efetuar as aquisições de estoques somente para atender os pedidos de seus clientes e, assim, obter a redução dos custosenvolvidos Porém sabendo-se de tudo isto a gestão de estoques assim como outras áreas relativas, na maioria das vezes não recebe a devida atenção por parte dos empresários, vindo assim a prejudicar a lucratividade da empresa em um todo.
Gasnier; Banzato; Carillo; et. al. (2007) observa uma das principais dificuldades enfrentadas na gestão de estoques a qual se da pela falta de capacitação e deempenho dos colaborados, que não conseguem supervisionar sistemas que proporcionam um valor real aos estoque, são tecnologias promissoras porém que não são desenvolvidas corretamente e com isso acarretam um atraso para a empresa.
A logística conta com uma importante ferramenta a qual visa acelerar o processo de demanda com qualidade e sem desperdícios: a chamada entrega Just in time, poréminfelizmente é muito difícil de obter esta, pois depende quase exclusivamente do fornecedor, e haverá situações em que este não cumprirá com o prazo estabelecido, afetando qualquer planejamento prévio que tenha sido feito por sua empresa. Portanto, caso não esteja bem dimensionado seu volume de estoques, a empresa pode acabar por ficar sem produtos para atender seus processos fabris e/ou seus clientes oumesmo, por outro lado, perder dinheiro com o encalhe desses estoques mal planejados.

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Tendo em vista o tema relacionado na área de gestão de estoques, a presente pesquisa tem como problemática responder a seguinte questão: Qual a importância da gestão dos estoques na empresa Comateq distribuidora ltda me do ramo de cigarros em Santa Maria e região?

1.2OBJETIVOS

Visando responder a problemática levantada, a presente pesquisa contará com os seguintes objetivos gerais e específicos.

1.2.1 Objetivo geral

Tendo em vista o tema apresentado, o objetivo geral do presente estudo será:
- analisar a gestão dos estoques da empresa Comateq;

1.2.2 Objetivos específicos

Com o intuito de atingir o objetivo geral e a sua complementação de acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!