gestao de custos

Páginas: 14 (3280 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013

2. Gestão de Custos

2.1 Conceitos básicos na gestão de custos
As organizações em geral buscam o aumento da sua lucratividade através da analise em relação à diferença do seu faturamento e dos recursos utilizados na produção. No entanto para elevar o seu faturamento os mesmos usam ferramentas ligadas ao marketing para trabalhar em prol do seu ambiente externo, porém são no seuambiente interno que a empresa consegue trabalhar a sua gestão de custos utilizando os insumos existentes de forma eficiente com o objetivo de diminuir os custos e elevar os seus resultados.
Qualquer modalidade de negócio gera custos, que caracteriza – se por um esforço financeiro que a organização utiliza para o consumo de recursos na produção, no geral os mesmos são classificados emmateriais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos. A competividade das empresas, em relação a eficiência da sua produtividade esta ligado diretamente na diferença entre faturamento e custos, segundo Marcos Antônio de Souza e Carlos Alberto Diehl,2009.p.6, A produtividade é uma medida dos resultados obtidos em relação ao uso dos recursos.
Alguns aspectos importantes na gestão de custosrefere-se às varias formas que o gestor pode estar atuando em relação a eficiência da produtividade, o mesmo pode direcionar o foco para o aumento da produtividade e manter ou diminuir os custos ou então manter a sua produtividade e reduzir os seus custos, com o objetivo de elevar os lucros. Segundo Marcos Antônio de Souza e Carlos Alberto Diehl,2009.p.7, Caso opte por reduzir os custos, o gestordeve ter clareza quanto ao comportamento dos mesmos.
A eficiência na gestão de custos, também se caracteriza na capacidade pelo qual a empresa identifica as perdas existentes nas diferentes operações realizadas pela organização, pois muita das vezes o gestor não consegue separar dos custos as perdas, que representa a ociosidade e a ineficiência das varias atividades do processo, uma vezque, essa identificação possibilita ao administrador uma informação concreta do uso de seus recursos,

permitindo assim o aproveitamento dos mesmos com o intuito de melhorar sua produtividade.
2.1.1. Terminologia em custos que se relacionam com a contabilidade e a economia.
Na contabilidade de custos, usa-se varias terminologias ligadas ao custo como gasto, perda, despesa eoutros, no entanto, existem outras terminologias que também se enquadram em outras disciplinas ligadas ao estudo financeiro, que são o custo de oportunidade, ponto de equilíbrio, e a depreciação.
O custo de oportunidade caracteriza-se pelo desejo mínimo do empresário de se obter lucro em algum investimento, com isso o mesmo deixa de investir em um projeto em prol de outro negocio, no entanto,o gestor deixou de ganhar neste primeiro projeto por consequência de ter investido no segundo. Segundo Souza e Diehl,2009,p.24 o custo de oportunidade é aquele relacionado com dinheiro não ganho.
Entende-se por ponto de equilíbrio, a relação entre despesas e receitas, ou seja, é quando a diferença do mesmo se iguala a zero com isso a empresa não esta operando com lucro e nem prejuízo,algumas empresas utilizam gráficos para melhor demonstrar este equilíbrio com duas retas se cruzando no formato de um x com isso o ponto de cruzamento caracteriza-se pelo ponto de equilíbrio e a parte superior ao lucro e a inferior ao prejuízo.
O conceito de depreciação esta diretamente ligada ao estudo da contabilidade, no entanto este conceito é também importante na gestão de custos,sendo que, a depreciação é a redução do valor pelo uso ou tempo dos bens imóveis que pertencem ao ativo permanente, no entanto é essencial que o gestor de custos, tenha conhecimento e informações em relação a este conceito, visto que, o mesmo consiga incorporar ao custo dos produtos o valor da depreciação.
2.2. Objetivo e os múltiplos enfoques em custos.


O objetivo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestao de custos
  • gestão de custos
  • GESTÃO DE CUSTOS
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestão de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!