Gestao das organizaçoes

Páginas: 11 (2669 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
|
Gestão das Organizações
|
Conceitos Introdutórios |



GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Conceitos Introdutórios

Índice
1. Quem são os gestores e onde trabalham? 5
1.1 O que fazem os gestores? 6
1.2 Quais são as funções, os papéis e as competências dos gestores? 7
2. Desempenho dos gestores 9
2.1 Os Papéis dos Gestores segundo Henry Mintzberg 9
3. Evolução da Gestão 113.1 Competências requeridas ao novo gestor 11
4. Caso de Sucesso: Gestão documental de expediente 13
4.1 Análise do Caso 13
4.2.1 Problema 13
4.2.2 Solução 14
4.2.3 Beneficio 14
5. Conclusão 15
Bibliografia 15

ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 - Funções de Gestão 6
Figura 2 – Aptidões do Gestor 8

Introdução
Somos um grupo de três alunos do curso de Marketing da EscolaSuperior de Ciências empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e, com este trabalho, temos como objectivo definir, caracterizar e entender de uma forma critica a função de um gestor numa empresa, no âmbito da disciplina de Introdução à Gestão.
Ao longo deste trabalho, iremos responder a algumas perguntas e exemplificar com um caso real.
Esse caso real é da empresa MoreData que concebeu edesenvolveu um sistema de gestão documental, capaz de gerir o fluxo de documentos no interior da organização, incluindo o respectivo arquivo e indexação em formato eletrónico.
O nosso objectivo neste trabalho passa por introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência, identificar as principais tarefas dos gestores e analisar a evoluçãohistórica das principais abordagens de gestão.
O presente trabalho está estruturado da seguinte forma:
1. Quem são os gestores e onde trabalham?
2. Desempenho dos gestores
3. Evolução da gestão
4. Caso de sucesso: Moredata



Quem são os gestores e onde trabalham?
Para se poder definir correctamente, o que é um gestor terá que se recorrer a uma resposta muito simples, o que é agestão?
Então gestão, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, onde tem o objectivo de estudar os empreendimentos humanos de modo a alcançar resultados eficazes e eficientes de forma sustentável e com responsabilidade social.
Segundo o livro “Gestão de Organizações” de Sebastião Teixeira define Gestão como:
“Oprocesso de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros”.

Assim, entende-se que gestor é o individuo que trabalha isoladamente ou com subordinação de outros gestores com a finalidade de definir estratégias para se atingir os objectivos propostos. O gestor é o profissional que está diretamente ligado a liderança de um grupo em uma determinada empresa, mas que podeverificar se a situação de depender de gestores de nível superior.
O mercado de trabalho é bastante diversificado, podendo o gestor trabalhar em áreas como, finanças, logística, recursos humanos, assim o fator mais significativo no desempenho e no sucesso de uma organização é a qualidade da sua gestão. O que implica também a afectação e o controlo de recursos financeiros e materiais.

O que fazem osgestores?
A função do gestor é garantir a funcionalidade e continuidade das tarefas e da organização bem como atender às expectativas dos funcionários e clientes garantindo a lucratividade e maximizando os resultados aos proprietários da empresa. Com isto, o gestor tem quatro funções fundamentais:
1. Planeamento: Processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito, definindoestratégias para se atingir os objectivos.
2. Organização: Estabelecer relações formais entre as pessoas, para que fique bem definido a função que compete a cada elemento da organização e “fazer com que as pessoas cumprem”, dirigir.
3. Direção: Capacidade de afetar e influenciar o comportamento dos elementos do grupo, envolvendo, motivação, liderança e comunicação
4. Controlo: Verificar se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão das organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das Organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das organizações
  • Gestão das Organizações
  • Gestão das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!