Gestao COmplexidade Bruno Watanabe 20628681

794 palavras 4 páginas
Nome: Bruno Watanabe Moura Silva – RA 20628681
Dentre os diversos temas discutidos em sala, o que mais posso destacar comparado a minha experiência profissional são os itens “Escada do Conhecimento” e “Visão Periférica”. Para dissertar sobre estes dois temas destaco a crise Norte-Americana que ocorreu em 2008 que causou pânico no mercado global e deixou no ar uma quantidade de incertezas que afetou mesmo que em menor impacto, os países em desenvolvimento como o Brasil.
Mesmo que o país tenha adotado medidas eficazes para atenuar a crise global que estava ocorrendo, 2008 foi o ano em que obrigou muitas grandes empresas brasileiras a rever seus conceitos e processos. Com as empresas da construção Civil não foi diferente, ou seja, fomos obrigados a parar e refletir e mais uma vez passar pela escada do conhecimento conforme abaixo:
Filosofia – Por que fazer?
Momento de crise, incertezas, impactos a curto e médio prazo. Nova definição de estratégias de acordo com o novo cenário econômico. Mesmo com o Estado ajudando no que diz respeito a incentivos e desonerações esta auto avaliação era necessária, pois este ramo de negócio depende muito do cenário macro-econômico no que diz respeito a concessão de créditos e financiamentos. A relação com instituições financeiras é muito presente.
Conceitos – O que fazer?
Analisar todas as tomadas de decisões para os próximos anos(posteriores a 2008) e rever a necessidade de alteração/adaptação destas ações. Ver se aquilo que estava programado ainda vai atender a empresa neste novo cenário. Foi identificado que estávamos com um numero de lançamentos muito grandes e o nível de estoque de unidades estava relativamente alto. A decisão para aquele momento era de perenização da empresa com ações mais cautelosas. Também foi necessário rever fluxo de processos em obras para diminuir ainda mais o desperdício.
Técnicas - Como fazer?
Se o momento era de preservar a empresa, foi decidido que todos os lançamentos de 2009 seriam revistos e só

Relacionados