gestao ambiental esustentabilidadei

948 palavras 4 páginas
Gestão Ambiental e sustentabilidade
Edson Gabriel Ferreira
INTRODUÇÃO
No último século o modo de produção no Brasil sofreu uma transição bastante rápida. O país passou de um exportador de produtos predominantemente agrícolas, a uma nação com um parque industrial muito forte.
Paralelamente surgiram os problemas ambientais, porém menos marcados, em igual velocidade.
Os diversos ramos industriais como petroquímicos, celulose, químico, automobilístico e autopeças, sofrem inspeções de sua infraestrutura ou de utilização do solo.
As multinacionais que apresentam rigor ambiental nos processos produtivos em seus países de origem, quando se instalam no Brasil estão buscando trazer condutas ambientalmente corretas no que concerne a emissão de gases tóxicos, resíduos líquidos ou sólidos , além do uso racional de recursos naturais.
Desta forma, procurando controlar os níveis de poluição emitidos, as empresas passaram a adotar diversas medidas de tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos gerados no processo de produção, sendo que estes eram os únicos problemas ambientais que empresas consideravam ter, e a preservação do meio ambiente era vista como custo adicional ao processo produtivo.
O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE
Não há mais como exportar poluição, via transferência de tecnologia poluidora, ou via produtos ecologicamente agressivos. As novas tendências de consumo em direção a produtos de menor impacto ambiental, embora ainda dirigida mercadologicamente, deve se firmar nos padrões de qualidade na cesta do consumidor.
Dessa forma, a finitude dos recursos naturais começa a ser mais percebida e vigiada. É nesse sentido, e com tal percepção, que as empresas inauguram os anos noventa e adentram o século dois mil, gerindo o meio ambiente.
O sistema de gestão ambiental é um instrumento com procedimentos semelhantes a qualquer nível gerencial de uma empresa moderna, como por exemplo, gestão financeira, ou de produção,

Relacionados