Gestao Aerportuaria

4295 palavras 18 páginas
APLICAÇÃO DE VARIÁVEIS DE MARKETING MIX NUM AEROPORTO
TRABALHO DE GESTÃO AEROPORTUÁRIA

Autores
Rui Caila e Calpeche Guigá

INDICE

1.Introdução………………………………………………………………3.
2. Liberalização do Transporte Aéreo……………………………………4.
3. Conceitos de Marketing Aeroportuário………………………………..6.
4. Aplicação de Variáveis de Marketing Mix……………………………7.
5. Aplicação das Variáveis de Marketing Mix num Aeroporto…………..8.
5.1 O produto aeroporto……………………………………………9.
5.2 Promover o aeroporto…………………………………………10.
5.3 Preço do produto aeroporto…………………………………....10.
5.4 Praça ou Distribuição do produto……………………………...11.
6.Conclusão………………………………………………………………11.
7. Bibliografia…………………………………………………………….11.

1.Introdução.

Nos últimos anos, o sector aeroportuário tem vindo a mudar a sua característica, de uma indústria que era propriedade exclusiva dos estados, para uma nova era de gestão do aeroporto, que começa a ser dominado pelo sector privado, pelos grandes players internacionais. Os aeroportos tornaram-se empresas complexas que requerem uma vasta gama de competências e habilidades de negócios para fazer face às necessidades dos clientes, tal como acontece nas outras indústrias.
A desregulamentação dos mercados no sector da aviação tornou os aeroportos muito mais competitivos e permitiu o surgimento e desenvolvimento de estratégias de marketing inovadoras, proactivas e agressivas tão necessárias para a obtenção dos benefícios que possibilitam o se desenvolvimento.
A liberalização do sector aéreo provocou o surgimento de um novo modelo de negócio, as companhias aéreas de baixo custo, cuja abordagem deve ser feita de forma completamente diferente do aeroporto. A maturação de mercados cujos índices de exigência é cada vez mais maior, coloca grande pressão sobre o operador do aeroportuário, os controlos são rigorosos no que toca a segurança, bem como o cumprimento dos prazos de entrega dos produtos, que deve ter cada vez mais qualidade.
Este trabalho visa

Relacionados