Gestalt

Páginas: 3 (742 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
HUMANISMO, EXISTENCIALISMO, E FENOMENOLOGIA
A Gestalt se encontra dentro de uma das grandes correntes teóricas da Psicologia. O Humanismo é definido pela volta da Psicologia ao homem e às questõesrealmente humanas (amor, ódio, medo, solidão, saúde, beleza, virtude).
O humanismo busca trazer o homem e a sua história para o centro do debate, o homem torna-se senhor do seu tempo e do seu mundo.Aqui é o homem é capaz de autogerir-se, autogovernar-se, busca sua autorealização. O homem pode tomar posse do seu destino.
O homem é um completo vir-a-ser, nunca é algo estático ou estagnado, antesé um ser em constante transformação e mudança. Conceber o homem como um ser estático é não compreender o homem em sua essência.
O pensamento fenomenológico é essencial à compreensão daGestalt-Terapia. A Gestalt-Terapia, antes de tudo, é uma terapia focada no óbvio, na única coisa que temos, o aqui-agora. Isso possibilita a GT a qualidade de terapia experiencial.
A fenomenologia propõe umamodelo de compreensão do mundo. Na fenomenologia estuda-se os fenômenos. Fenômeno esta relacionado com o que aparece, com manifestar-se. Uma característica essencial do pensamento fenomenológico é o fatodas coisas terem um apelo interno para revelação, descoberta.
Então, partimos das coisas às coisas mesmas. A fenomenologia é o estudo das essencias. Também encontramos no pensamento fenomenológico anoção de intencionalidade, para tudo que existe, há uma consciência para lhe atribuir significado. E que faz-se necessária a redução fenomenológica, onde o terapeuta precisa se livrar de todas as suaspreconcepções, apenas para observar o fenômeno que ocorre diante de seus olhos, seu foco é a descrição fenomenológica.
Na redução fenomenológica é preciso abandonar de antemão teorias e explicaçõesuniversais sobre o ser humano. Para o terapeuta o que lhe resta é a sua intuição, seu tato. Torna-se uma terapia onde o terapeuta é seu maior instrumento de trabalho.
A intencionalidade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt
  • Gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • Gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!