Gestalt

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Sumário

Introdução 2
Percepção 3
Prática 4
Aplicador 1: Carlos Eduardo Amorim 4
Aplicador 2: Carlos Eduardo Teixeira 5
Aplicador 3: Talita Priscila de Campos Souza 6
Aplicador 4: Amanda Priscila Gomes 7
Aplicador 5: Giovani Moreira de Souza 8
Conclusão 9
Referencias 10



Introdução

Vinte e quatro horas por dia estímulos externos bombardeiam nosso corpo e o mundo exterior éformulado em nossas cabeças, sendo necessário detectar a energia física do ambiente e codificá-las como sinais nervosos, chamados de sensação; que devemos selecionar, organizar e interpretar, realizando um processo chamado percepção (MYERS, 2006).
Neste trabalho investigamos, partindo de uma entrevista, a interpretação subjetiva da pessoa sobre a Percepção, observando e anotando as suas reações erespostas a determinada imagem que demonstramos a ela.
As entrevistas foram realizadas por iniciativa proposta na disciplina de Processos Psicológicos Básicos (PPB), ministrada pela Professora Paula Brandão Scarpelli Doca curso de Psicologia, segundo semestre do ano de 2014.





Percepção
A percepção é a função cerebral que traduz estímulos sensoriais em entendimento, de acordo comvivências de cada um. Através dela organiza-se e interpreta-se as impressões sensoriais para atribuir significado. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos. (MYERS, 2006).
Apercepção é de extrema importância pois a escolha de comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade de fato muitas vezes. Por isso, a percepção do mundo é diferente para cada um cada ser humano percebe uma situação e a vida de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria e de acordo com suas experiências e seu histórico devida. (MYERS, 2006).
Fatores que influenciam a percepção: Os olhos, a visão, é um dos sentidos que fazem parte da percepção do mundo. O processo de percepção tem início com a atenção. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos mais que a outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a sendo fatores externos, referente ao meio ambiente e a dos fatores internos, referenteao nosso organismo. (MYERS, 2006).






Prática

Aplicador 1: Carlos Eduardo Amorim
Entrevistado 1 : Amanda Priscila Cardoso Gomes

Vejo dois astronautas e um crâneo humano. Os astronautas estão ligados pelos braços (atenta e curiosa ela mexe a cabeça e a mão para definir melhor a imagem ). Vejo também um planeta ou a lua.
A Amanda ficou o tempo todo olhando fixamente para a imagem,movendo a cabeça o tempo todo e ao falar movia muito as mãos para se inspirar.
O tempo da narração foi de aproximadamente 3 minutos.















Aplicador 2: Carlos Eduardo Teixeira
Entrevistado 2 : Carlos Eduardo Amorim

Pensativo, imagina uma pessoa triste, pensando o que fez de errado no geral. Ele observa que é um sapato, seu cadarço solto com um garfo lembrando umamacarronada.
O aluno Carlos Amorim levou quatro minutos para analisar a figura, muito pensativo, observando detalhes internos.




Aplicador 3: Talita Priscila de Campos Souza
Entrevistado 3 : Giovani Moreira de Souza

“Eu vejo um cavalo. Só isso. Acabou. Não vejo mais nada, vejo somente a cabeça de um cavalo. Fim. Tem mais alguma coisa aqui mesmo? “ – Virou o papel.
“Nossa, ainda vejo sóa cabeça de um cavalo, não consigo enxergar mais nada, acho que porque a imagem do cavalo fixou em minha mente” – Coçou a cabeça e fazia caretas e expressões de quem estava confuso.
“Ah! Agora vi! Tem um sapo!" – Riu e balanço a cabeça negativamente dizendo que achava muito legal!
Não observou, ou não considerou importante relatar o que havia em volta, além do sapo ou da cabeça do cavalo.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt
  • Gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • Gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!