Gestalt

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
Freud ansiava por sucesso, buscava um golpe de sorte, e na época ouviu falar sobre os efeitos da cocaína e resolveu experimentá-la, adotando ela como instrumento de pesquisa e do uso. Ele defendeubastante as publicações a favor da cocaína, considerava ela um complemento terapêutico. O efeito que a cocaína causava em Freud era tão bom para ele que isto o cegou, não enxergando o efeito vicianteque ela causava. Foi bastante ingênuo e inexperiente nesta época, mostrou que por mais que fosse uma pessoa incomum, o ‘menino de ouro’ chamado por sua mãe, ele antes de tudo era um ser humano expostoa falhas. Como resultado do seu experimento com a cocaína ele não conseguiu a fama tão esperada, porém, um amigo seu, guiado por ele descobriu que ela possuía efeitos anestésicos em cirurgia oculares.Ele, e não Freud se tornou repentinamente famoso por conta disto.

Por muito tempo Freud ficou desconhecido na sua área da medicina. Sua especialidade era doenças nervosas. Quando viajou paraParis seus conceitos nesta área mudaram drasticamente, ao conhecer um famoso medico chamado Jean Martin Charcot que realizava experiências estranhas, porem fascinantes. Charcot colocava pacienteshistéricos sobre hipnose, isto causou uma revira-volta nas idéias de Freud. Este foi o ponto de partida que dirigiu Freud a longa exploração da psique. ‘’As doenças podem ser causadas por idéias’’ foi o queFreud aprendeu com Charcot.

Com o tempo, através das idéias de Charcot, Freud descobriu o famoso inconsciente, um dos conceitos determinantes do século XX. Nesta época ele ainda lutava para sesustentar, possuía seu próprio escritório em uma parte nobre de Viena, porém nem sempre tinha dinheiro para o taxi em visitas domiciliares. O famoso divã Freudiano vem desta época, quando ele começou aexercer atividades de hipnose, pois achava que era mais fácil entrar em transe deitado. Expirado em Charcot, Freud tentava chegar à segunda mente do paciente e acabar com a histeria através da sugestão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!