Gestalt

Páginas: 3 (538 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Universidade Centro de Ciências da Saúde-CCS
Curso: Psicologia
Período: 8 noturno
Disciplina: Psicologia Inclusiva
Profa
Acadêmicas

ESTUDO DE CASO- AVALIAÇÃO PSICOLOGICA
Daniel, sexomasculino, solteiro, com aproximadamente 21 anos de idade, reside sozinho e possui autonomia na realização de suas atividades da vida diária. Pais separados e residem em outra cidade mantendo poucocontato com o mesmo. Daniel exerce atividades laborais remuneradas e não remuneradas, contudo depende financeiramente do pai para sua subsistência. No âmbito do trabalho apresenta um bom relacionamentointerpessoal. No contexto escolar o que é apresentado é que não possui uma rede social ampla em que suas relações de amizade se restringem à amiga/namorada Carla. Apresenta dificuldades deaprendizagem a qual é evidenciada em sua fala quando relata que sempre foi aprovado por atingir a idade, mas não por mérito próprio.
Planejamento:
Entrevista/anamnese com Daniel
Neste momento busca-secriar vinculo com o paciente e conhecer sua história e queixas.
De acordo com Ocampo, Arzeno, Piccolo e Cols (2009) na entrevista inicial é o momento em que podemos propor ao paciente a liberdade paraexpressar-se em relação ao seu problema, em que o psicólogo faz a escuta e ao final tenta preencher algumas lacunas que ficaram abertas na fala do paciente, porém a entrevista terá três fases: noprimeiro momento apresentação e elucidar sobre o papel do psicólogo, o segundo instante deixar de forma espontânea que o paciente transmita informações sobre o motivo de sua consulta, e ao final preencheros espaços que ficaram abertos na fala do paciente.

Entrevista/anamnese com os pais do paciente
Com o objetivo de conhecer mais detalhes sobre a história do paciente bem como as suas relações evínculos no âmbito familiar e social o contato com os pais é fundamental, pois os mesmos poderão trazer informações não reveladas pelo paciente.
A entrevista inicial e anamnese, têm como foco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt
  • Gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • Gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!