Gestalt-teterapia

2459 palavras 10 páginas
O que é Gestalt-Terapia? Como se realiza esse trabalho? A Gestalt-Terapia (GT) é uma prática clínica da Psicologia que tem como objetivo a busca da congruência entre os pensamentos, os sentimentos e as ações, estando toda a utilização de suas técnicas subordinada a tal objetivo.
Suas bases filosóficas são Humanismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.
As principais influências teóricas são: a Psicologia da Gestalt; a teoria de campo de Kurt Lewin e a teoria organísmica de Kurt Goldstein.
A GT enfatiza os aspectos conscientes e a experiência no presente do indivíduo.
Nessa abordagem, todo e qualquer objeto de investigação deve ser analisado dentro de uma relação figura-fundo ou parte-todo.
Atualmente, chama-se de abordagem gestáltica à utilização dos princípios da GT em outras áreas da Psicologia, além da clínica. Quais são os principais representantes? O principal representante da GT é Friedrich Salomon Perls, que americanizou seu nome para Frederick Perls e é mais conhecido por Fritz Perls.
Fizeram parte da organização teórica da GT, além de Fritz Perls, sua mulher Laura Perls, Paul Goodman, Elliot Shapiro, Paul Weiz, Ralph Hefferline e Jim Simkin.
Na atualidade os prinicipais são: Erving Polster, Joseph Zinker, Gary Yontef, Serge e Anne Ginger, Cláudio Naranjo, Richard Hycner, Jean-Marie Robine, Violet Oaklander, Gordon Wheeler. Qual o objetivo do trabalho terapêutico? O principal objetivo da GT é o de ajudar o cliente a alcançar awareness e desenvolver nele, uma atitude permanente para alcançá-la.
O gestalt-terapeuta tenta desenvolver no cliente uma atitude de congruência entre o pensar, o sentir e o agir.
Em termos práticos, o cliente deve aprender a discriminar sensações e sentimentos, identificar quais necessidades estão relacionados a esses e se responsabilizar pela satisfação dessas necessidades.
O terapeuta participa ativamente como facilitador do processo de awareness do cliente, sua presença é fundamental como parte

Relacionados