gestação

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
A gravidez é uma transição que faz parte do processo normal de desenvolvimento. Envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões, verifica-se mudança de identidade e umanova definição de papéis, a mulher passa a se olhar e a ser olhada de uma maneira diferente. Evidentemente, o mesmo processo de identidade e de papel se verifica no homem, e também a paternidade deveser considerada como uma transição no desenvolvimento emocional do homem.
A complexidade das mudanças provocadas pela vinda do bebê não se restringe apenas às variáveis psicológicas e bioquímicas: osfatores socioeconômico também são fundamentais. Numa sociedade em que, sobretudo nas áreas urbanas, a mulher costumeiramente trabalha fora, também é responsável pelo orçamento familiar e cultivainteresses diversos (profissionais, sociais etc.), o fato de ter um filho acarreta consequências bastantes significantes. Privações reais, sejam afetivas sejam econômicas, aumentam a tensão intensificam aregressão e a ambivalência. A preocupação com o futuro aumentam as necessidades da grávida e intensificam sua frustações, gerando, em consequência, raiva e ressentimentos, que a impedem de encontrargratificação na gravidez.
Em relação ao casamento, a gravidez também pode levar a maiores níveis de integração e aprofundamento no relacionamento do casal, mas, por outro lado, pode romper umaestrutura frágil e neuroticamente equilibrada. Para a mulher que quer excluir o marido de sua vida, para o homem que sente intenso ciúmes do filho que vai nascer, para a mulher que não superou suadependência infantil em relação a própria mãe, ou para a que se sente inferior pelo fato de ser mulher, a gravidez pode constituir uma ameaça ao casamento ou ao equilíbrio pessoal. O corpo gravido evoca tambémsentimentos de orgulho por representar fecundidade e plenitude; por outro, evoca sentimentos de vergonha, por ser diferente do padrão estético de mulher atraente. É o complexo território da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestaçao
  • Gestação
  • Gestação
  • gestação
  • Gestação
  • gestaçáo
  • Gestação
  • Gestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!