gestação

Páginas: 36 (8788 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ADOLESCÊNCIA
DISCIPLINA: O QUE VOCÊ PODE FAZER
Sugestão: Faça uma lista de regras para sua família. Daí, pergunte-se: ‘Será que a lista está muito longa? Ou então muito curta? Algumas regras não se aplicam mais? Será que preciso ajustar alguma regra, levando em conta o grau de responsabilidade que meu filho tem mostrado?’
Seja coerente. Se você ignorar um erro de seu filho numa semana, mascastigá-lo na semana seguinte por causa de um erro parecido, isso poderá confundi-lo. — Princípio bíblico: Mateus 5:37.
Sugestão: Tente escolher uma consequência que tenha alguma relação com o erro. Por exemplo, se seu filho não respeitou o horário de voltar para casa, você pode exigir que ele volte mais cedo ainda da próxima vez.
Seja razoável. Mostre flexibilidade por conceder a seu filho maisliberdade, conforme ele a merecer. — Princípio bíblico: Filipenses 4:5.
Sugestão: Tire tempo para conversar com seu filho sobre regras. Você pode até deixá-lo sugerir castigos para determinados erros. É muito mais provável que um adolescente obedeça às regras que ele mesmo ajudou a criar.
Preocupe-se com o caráter de seu filho. Seu objetivo não é apenas fazer seu filho lhe obedecer, mas ajudá-loa desenvolver uma consciência saudável — um senso interno do que é certo e errado. (Veja o quadro “ Ensine qualidades desejáveis”.) — Princípio bíblico: 1 Pedro 3:16.
Sugestão: Recorra à Bíblia em busca de ajuda. Ela é a melhor fonte de “disciplina e sensatez”, e sua sabedoria pode “dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens”. — Provérbios 1:1-4, Nova VersãoInternacional.
DISCIPLINA
COMO DISCIPLINAR UM ADOLESCENTE REBELDE – O principal problema no trato com os adolescentes é que não sabemos mesmo como agir com eles. Devemos impor regras como para as crianças, mas permitir ao mesmo tempo uma liberdade para que eles aprendam a lidar com as situações da vida por eles mesmos. E estabelecer as situações em que eles devem ter ou não mais liberdade écomplicadíssimo, porque o próprio adolescente não sabe muito bem como deve agir.
A confusão começa na cabeça deles, que não se sentem mais crianças, mas ainda sim não querem ser adultos, mantendo uma aversão ao antigo e tentando sempre criar as próprias conclusões. E é por isso que ele acaba desenvolvendo certa rebeldia às nossas regras e nossas ordens. Ele não aceita tão bem as nossas ideias e acaba sofrendouma influência muito grande do grupo em que está inserido, residindo nesse fato um perigo grande.
A rotina/disciplina, ajuda o adolescente a criar hábitos de responsabilidades, e isso começa dentro de casa, e claro, na escola também.
É sempre bom ter um referencial de respeito, educação e responsabilidade dentro de casa. Se você não coloca limites ao seu filho, ele crescerá achando que pode tudo,e as coisas não são assim.
Faça-o acordar cedo, estudar, ajudar nas tarefas domésticas( mesmo que for só para ajudar a colocar os pratos na mesa), e dê sempre muita atenção ao seu filho.
Por ser adolescente, saiba fazer concessões, negocie com ele a mesada do mes, libere os finais de semana para que ele possa sair e se divertir.
Educar um adolescente é trabalhoso,tarefa difícil, mas ésobretudo obrigação dos pais encaminhar da melhor maneira possível os seus filhos para a vida...
Como dar limite / educar crianças / adolescentes?
Para que a criança / adolescente / adulto saiba enfrentar os desafios da vida, precisam aprender desde cedo a:
Lidar com as frustrações,
Assumir suas responsabilidade,
Saber o seu espaço e o espaço do outro, respeitando o próximo,
Saber se valorizar peloesforço (e não só pelo ganho).
Quando a pessoa não desenvolve isso, ela corre o risco de se apavorar e não saber se controlar com pressões e exigências, gerando sofrimento para si e para quem está próximo.
As regras e limites devem fazer sentido para a criança e adolescente, para eles entenderem porque é importante segui-las, mesmo longe dos olhos dos pais.
A conversa e a abertura para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestaçao
  • Gestação
  • Gestação
  • gestação
  • gestação
  • Gestação
  • gestaçáo
  • Gestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!