GEST O EDUCACIONAL NP2

5700 palavras 23 páginas
GESTÃO EDUCACIONAL – NP2
Outro autor que traz uma contribuição interessante para compreendermos a gestão da educação na atualidade é o professor José Carlos Libâneo. Este autor nos traz quatro concepções de gestão: a técnico-científica, a autogestionária, a interpretativa e a democrático-participativa, onde, as três últimas correspondem a uma concepção mais abrangente, a sociocrítica. Para ele, então existem duas concepções bem distintas, a técnico-científica e a sociocrítica.
De acordo com Libâneo (2005), na concepção técnico-científica prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola. A direção é centralizada em uma pessoa, as decisões vêm de cima para baixo e basta cumprir um plano previamente elaborado, sem a participação de professores, especialistas, alunos e funcionários.
Já na concepção sociocrítica a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sóciopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões. O processo de tomada de decisões dá-se coletivamente, possibilitando aos membros do grupo discutir e deliberar, em uma relação de colaboração (LIBÂNEO, 2005).
O autor separa a concepção sociocrítica de gestão, conforme apontado anteriormente, em três tipos, a saber: a autogestionária, a interpretativa e a democrático-participativa.
Apresentamos a seguir os conceitos de cada uma delas propostos pelo autor.
Concepção autogestionária: baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Tende a recusar o exercício de autoridade e as formas mais sistematizadas de organização e gestão. Na organização escolar em contraposição aos elementos instituídos (normas, regulamentos, procedimentos já definidos), valoriza especialmente os elementos instituintes (capacidade do grupo de criar, instituir, suas próprias

Relacionados

  • Conte Do DP 2015 1 NP1
    8818 palavras | 36 páginas
  • resumo livro o segredo de luisa
    17710 palavras | 71 páginas