GEST O ECON MICA DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL

1819 palavras 8 páginas
GESTÃO ECONÔMICA DA QUALIDADE

O presente artigo analisa a gestão econômica da qualidade nas organizações, através do estudo dos conceitos de qualidade, produtividade, eficácia, controle de qualidade e operações de qualidade, mostrando ainda os profissionais e setores empresarias envolvidos em tais processos. Com isso, buscamos evidenciar a importância da análise dos elementos financeiros nas organizações e do conhecimento das bases econômicas da qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Organizações, gestão, qualidade.

INTRODUÇÃO

Na sociedade, as organizações estão presentes de forma constante e importante, fazendo parte do dia-a-dia de vários setores sociais e econômicos. Estruturadas formalmente, nelas há varias pessoas trabalhando de modo coordenado para alcançar objetivos específicos, sob a gerência de líderes ou administradores. Nota-se que, nesse universo, é cada vez mais corrente entre os profissionais o uso do termo qualidade para referir-se aos serviços prestados e aos itens produzidos e a busca pelo aumento da produtividade e do lucro pela melhoria do funcionamento da empresa. Sabemos que este é um conceito usado universalmente, de forma variada e abrangente, na sociedade em geral e nas organizações1, mas a qualidade de bens e serviços está baseada, entre outros elementos, em fundamentos e mecanismos de gestão econômica, que possuem diversas características e agentes sociais envolvidos.

Assim, a Administração pode ser definida como o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros de uma organização para alcançar objetivos estabelecidos, onde os conhecimentos sobre economia e planejamento econômico são indispensáveis.

OBJETIVO

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de qualidade nas organizações, eficiência e eficácia, concentrando-se na questão da gestão econômica da qualidade e, na identificação dos profissionais envolvidos nesse processo, nas atividades

Relacionados