GEST O DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ON

3545 palavras 15 páginas
Pergunta 1
2 em 2 pontos

Segundo Le Roy (1997), “quando se deseja compartilhar um conhecimento, este deve ser traduzido em informações, para que o destinatário possa absorvê-las e transformá-las em conhecimento – se ele quiser.” Estabeleça uma relação da afirmação do autor, considerando o uso e a socialização do conhecimento.

Resposta Selecionada:
O conhecimento que temos muitas vezes é um conhecimento tácito, onde cada tem suas experiencias adquiridas ao longo da vida pessoal e profissional. Dessa forma é essencial que para que ele seja compartilhando exista tecnicas de absorção, atraves de grupos de discusão, manual, tecnicas e processos compartilhados numa organização atraves da intra-net, portais, enfim o gerenciamento do conhecimento é de suma importancia para que seja feito esse compartilhamento.
Resposta Correta:

Nos últimos anos, o universo corporativo presenciou uma série de mudanças que fizeram as organizações adaptarem-se a novas tecnologias e a incorporarem diretrizes, muitas vezes, diferenciadas da própria cultura.
Dentro desse contexto, tornou-se imprescindível para as empresas investirem no desenvolvimento dos colaboradores. A adoção e a correta aplicação da gestão do conhecimento no ambiente corporativo deverá considerar entre outros fatores, a definição dos objetivos, a escolha das pessoas e da ferramenta mais adequada a ser utilizada.
O conhecimento pode ser considerado o recurso que mais agrega valor aos negócios, o que faz com que as organizações busquem soluções para o desenvolvimento do conhecimento para todos os participantes do processo organizacional.
A organização ainda deve focar a socialização do conhecimento – tornar o conhecimento tácito em explícito. Para Nonaka e Takeuchi, o conhecimento é criado pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e pode ser classificado em quatro modos distintos:- Socialização : É a criação do conhecimento tácito em conhecimento tácito.
- Externalização: A externalização

Relacionados