Gest O De Res Duos S Lidos Em Postos De Combust Veis Formatado

2712 palavras 11 páginas
Gestão de Resíduos Sólidos em Postos de Combustíveis
Estudante de Engenharia Ambiental
Universidade do Estado de Minas Gerais
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos constitui-se em um aspecto ambiental fundamental, dentro de um organograma estrutural das atividades produtivas comerciais e prestadoras de serviços, que certamente contribuirá com a elevação do conceito de sua imagem perante a sociedade. Para atingir essa meta, implica em muitos casos na implantação de sistemas de gestão ambiental nessas atividades.
Os resíduos sólidos de postos de combustíveis são, em sua maioria, passiveis de serem reaproveitados. Para esta condição, fazem-se necessária a criação de um plano de gerenciamento de resíduos que descreva os procedimentos corretos a serem colocados em pratica desde o manejo, acondicionamento, coleta, tratamento e destinação final, que atenda as normas ambientais vigentes tendo como principal objetivo a redução na geração, e na reciclagem dos resíduos, diminuindo, dessa forma os impactos ambientais, além de contribuir para a saúde humana, minimizando os custos e danos gerados pelos resíduos.
Segundo a NBR 10004 (ASSOCIAÇÃO..., 2004a) resíduos sólidos é definido por quaisquer resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Consideram-se também resíduos sólidos os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpo d'água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível. (ABNT, 2004, p.1).
Esse trabalho tem como objetivo principal o levantamento sobre descartes de resíduos nos postos de combustíveis e sua classificação, em busca de melhor direcionamento para reciclagem dos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas