Gest O De Pessoas E Rotatividade No Agroneg Cio

425 palavras 2 páginas
Gestão de Pessoas e Rotatividade no Agronegócio- Um estudo em uma empresa de Suinocultura em Piraí do Sul, Paraná
A globalização têm influenciado grandes mudanças na estrutura e funcionamento de todos os setores da economia, logo, as agroindústrias foram obrigadas a passarem por mudanças e se adaptarem para continuar a ter um espaço no mercado competitivo.
O Brasil está entre os quatro maiores produtores mundiais de suínos,segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos em 2010 o Brasil abateu cerca de 32,5 milhões de suínos inspecionados,sendo 3,3 milhões de toneladas de carne.
2.1 Gestão de pessoas no Agronegócio
O agronegócio é o motor da economia nacional, ele é um setor com uma grande capacidade empregadora e de geração de renda, e o seu desempenho médio vem superando ao desempenho do setor industrial. (COSTA,2009).
Foram encontradas grandes dificuldades pelo administradores em gestão de pessoas,pois a natureza das pessoas são complexas e assim como as organizações com seus sistemas e processos.
Segundo Amorim (2005) a gestão de pessoas que trabalham no campo envolve diversas atividades, entre elas a busca por profissionais qualificados para exercer as atividades prescritas no mercado competitivo. Apresenta-se como um grande desafio gerenciar pessoas que trabalham no agronegócio, pois este processo envolve diversas atividades, entre elas a busca por profissionais qualificados, especialmente para os cargos gerenciais. No que se refere ao setor de produção propriamente dita, há a dificuldade em conseguir reter o pessoal qualificado e com profissionalismo, especializados nas atividades exigidas pela função.
2.2 Rotatividade
O alto índice de rotatividade subentende: perda de produtividade, perda de lucro e de saúde organizacional. Estes índices tem repercussão na motivação e no comportamento de todo o pessoal envolvido com a empresa, gerando mais absenteísmo e mais rotatividade. Isso pode afetar até mesmo a credibilidade da organização junto aos seus

Relacionados