gest o de pessoa

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
































































































SUMÁRIO

1-Formas de avaliação de desempenho 4
2-Por que avaliar o desempenho ? 4
3-Quem Avalia o Desempenho das Pessoas? 5
4- Métodos tradicionais de avaliação do desemprenho 6
4.1 - escalas gráficas 6
4.2 - pesquisa de campo 6
4.3 - escolha forçada 7
4.4 - listas de verificação 7
4.5 - método dosincidentes críticos 7
5 - BIBLIOGRAFIA 8

1- Formas de avaliação de desempenho

Existem diversos sistemas e/ou métodos para se avaliar o desempenho de um funcionário dentro de uma empresa. Variando de acordo com a necessidade do gestor, do setor e dos objetivos da avaliação, bem como do perfil dos avaliados e da dinâmica de observação utilizada. Listamos abaixo os métodos mais tradicionais deavaliação, os quais falaremos em outra oportunidade, em outros posts sobre o tema. São eles: Escalas gráficas Escolha forçada Pesquisa de campo Método dos incidentes críticos Lista de verificação
1-A Avaliação deve cobrir não somente o desempenho atual nas atividades, como também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação do desempenho.
2-Aavaliação deve enfatizar o colaborador no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observado no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva o desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desenvolvimento são coisas distintas.
3-A avaliação deve ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo que aavaliação deve trazer algum benefício para a organização e para o colaborador.
4-A avaliação do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do colaborador dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.

2- Por que avaliar o desempenho ?

Toda pessoa precisar receber retroação a respeito de seu desemprenho para saber como está fazendo seutrabalho e fazer as devidas correções. Sem essa retroação, as pessoas caminham ás cegas.também a organização, precisa saber como as pessoas desemprenham as suas atividades para ter uma idéia de seu potencialidades. Assim, pessoas e organizações prencipais razões pela quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seu colocaboradores são:
1.Recompensas: A avaliação do desempenhoproporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, transferência e, muitas vezes, demissões de funcionários. É a avaliação por mérito.
2.Retroação: A avaliação proporciona conhecimento a respeito de como as pessoas com quem o colaborador interage percebem seu desempenho, atitudes e suas competências.
3.Desenvolvimento: A avaliação permite que cada colaborador saibaexatamente quais são seus pontos fotes (aquilo em que poderá aplicar mais intensamente no trabalho) e pontos frágeis (aquilo que deverá ser objeto de melhoria através do treinamento ou desenvolvimento pessoal).
4.Relacionamento: a avaliação permite que cada colaborador possa melhorar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor-gerente, pares, subordinados – ao saber como avaliam seudesempenho.
5.Potecial de senvolvimento: a avaliação proporciona meios para conhecer em profundidade o potencial desenvolvimento de seus colaboradores a fim de definir programas de T&D, sucessão, carreiras etc.
6.Aconselhamento: a avaliação oferecer informações ao gerente ou ao especialista de RH sobre como fazer aconselhamento e orientação aos colaboradores.
7.Percepção: A avaliação proporciona meios paraque cada colaborador sabia como as pessoas ao seu redor pensam a seu respeito. Isso melhora sua autopercepção e sua percepção do entorno social.

3- Quem Avalia o Desempenho das Pessoas?

As organizações utilizam diferentes alternativas a respeito de quem deve avaliar o desempenho0 do colaborador. As mais democráticas e participativas proporcionam ao próprio colaborador a responsabilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TE em Gest o de Pessoas
  • O Que Gest O De Pessoas
  • Gest O De Pessoas
  • Gest O De Pessoas
  • Gest O De Pessoas
  • Gest o de Pessoas
  • Gest O De Pessoas
  • Gest O Pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!