Gest O Cont Bil E Finenceira

936 palavras 4 páginas
MESTRE: ALFREDO AUGUSTO GONÇALVES PINTO

Resumo das aulas

A Igreja Católica na idade média era proprietária de mais de 70% do território europeu e o controle do seu patrimônio até então era feito pelo caixa, com a necessidade de um melhorar o controle sobre o seu patrimônio ela designou o então Frei Lucas Pacioli para achar uma solução para o problema.

A partir dai o Frei, depois de muito pensar, desenvolveu um método que até hoje é utilizado, o método das partidas dobradas, ou seja, para todo débito um crédito de igual valor.

Com esse mecanismo desenvolvido a mais de 750 anos a Contabilidade passou a ter cujo objetivo primário o de registrar as informações financeiras se tornando um grande instrumento para auxilio na administração e uma ferramenta essencial para tomada decisões, pois coleta todos os dados econômicos e mensura-os monetariamente, registrando em forma de relatórios

Hoje existem os muitos grupos de usuários que utilizam da contabilidade com interesse em avaliar o negócio. Esses grupos usam desse instrumento para avaliar as mais diversas informações tais como: A avaliação do Negócio, a evolução do negócio em vários cenários, o seu ativo, os riscos, ..., entre as mais diversas informações para uma tomada de decisão. Com a evolução foram criados alguns princípios bem como algumas convenções Contábeis que norteiam o universo científico e profissional. Como exemplo de alguns princípios abaixo:

O Princípio da Entidade - Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.
O Princípio da Continuidade - Afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade.
O Princípio do Registro pelo Valor Original - Os componentes do Patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País.
O Princípio da Atualização Monetária - Os

Relacionados