Gestão

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
A empresa CreativeTec é uma média empresa portuguesa do setor da Tecnologias de Informação e Comunicação, que desenvolveu um novo Tablet low cost e pretende lançá-lo no mercado nacional e internacional, em simultâneo. Com a finalidade de analisar a viabilidade do negócio, foi pedido aos gestores do departamento financeiro e do departamento tecnológico, um estudo do ambiente externo e interno daempresa, de forma a definir uma estratégia de implementação deste no mercado:

Análise SWOT da CreativeTec Pontos Fortes          Empresa implantada no setor da Tecnologias de Informação e Comunicação. Recursos tecnológicos, audiovisuais e multimédia adequados ao desenvolvimento da acção. Equipa com dinamização e com bons níveis de formação. Apresentação de um novo produto, com grandeprocura no mercado. Relação preço/qualidade, acessível a consumidores com menor poder de compra. Empresa com situação financeira estável e com credibilidade nos bancos. Gestores com alguns conhecimentos de marketing. Empresa bem localizada, com facilidade de acesso aos vários canais de distribuição nacional e internacional. Produto com design bastante atrativo.        Pontos fracos Empresa compoucos recursos financeiros. Falta de meios de marketing, fundamentais na divulgação do produto. Concorrência agressiva, com oferta de produtos idênticos. Produtos no mercado, que não sendo low cost, têm uma qualidade e fiabilidade bastante superior. Nome de marca pouco conhecido. Setor da Tecnologias de Informação e Comunicação em constante evolução e forte na concorrência. Baixo poder de comprados consumidores.

    

Oportunidades O crescente interesse e a elevada procura deste tipo de produto. Abertura de novos mercados a um produto desenvolvido pela empresa. Abertura à internacionalização. Abertura e incentivo político à exportação. Era Digital e Tecnológica.

    

Ameaças Fragilidade na conjuntura macroeconómica Rápido surgimento de novos produtos substitutos. Competiçãocom empresas estrangeiras, com produtos implantados no mercado de qualidade bastante superior. Dificuldade de investimento. Instabilidade política e económica, tanto no país, como em potenciais mercados da Europa, como é o caso de Espanha.

Página 1 de 4

Após esta análise, importa estabelecer a melhor estratégia; os gestores têm que conhecer e definir bem o negócio da empresa, estabelecendo omodo de atuação no mercado (clientes, fornecedores, etc.), para que o principal objetivo seja, a total satisfação dos consumidores. Para se alcançarem os fins (vendas), podem usar-se diversos meios (definir o negócio). Neste contexto, importa conhecer os clientes – quem são e onde estão; as necessidades que os produtos/serviços satisfazem; as tecnologias e conhecimentos de que precisam. Para alémdestes, existem os novos clientes a cativar, no espaço temporal que nos situamos, nessa expetativa, o ideal será levar o público a gostar e desejar o nosso novo produto. Os consumidores escolhem produtos que se adequam ao seu estilo de vida, aos seus valores e às suas expetativas, de acordo com a faixa etária e meio em que estão inseridos. Atualmente existe um conceito pré-definido no mercado, queé, quanto mais caro, melhor a qualidade; toda a empresa que derrube este conceito, alterará as bases de competição de qualquer setor. Por isso, uma redução do preço, acompanhada de qualidade, pode criar um mercado de massas onde não existia. Um dos motivos importantes porque necessitamos de conhecer o nosso negócio, é conhecer as nossas vantagens e aplica-las onde a concorrência tem desvantagem. Asestratégias genéricas de negócios são estratégias específicas à empresa para ganhar uma vantagem competitiva no mercado. Existem duas estratégias que a CreativeTec pode aplicar:  Estratégia pela diferenciação: a empresa já investiu e desenvolveu um produto de boa qualidade a baixo custo, para o inserir no mercado com sucesso, num núcleo de consumidores exigentes mas com baixo poder de compra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!