gestão

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental considerar o ambiente em sua totalidade, bem como os aspectos naturais, social, histórico, culturais, técnicos e morais, esta atividade pretende desenvolver entendimento que venha a compreender a importância do equilíbrio ecológico entre os recursos. Onde os recursos florestais e os recursos hídricos são de extrema importância para o abastecimento de corpos deágua como um rio, riachos e fontes naturais de agua. As atividades sobre os ambientes naturais são de extrema importância para o entendimento dos recursos naturais.
Durante toda a aprendizagem pode ser ensinado sobre a importância da mata para a absorção da água da chuva, sendo este processo de extrema importância, no ciclo da água, para a existência de aquíferos e rios. Além de interferir noclima da região. Também a impermeabilidade do solo. Quando a presença de asfalto e concreto impede a infiltração da água da chuva e proporciona a existência de enchentes. Além do avanço populacional em torno das represas e os impactos ambientais gerados no abastecimento de água dos reservatórios naturais quando têm sua mata ciliar reduzida. Onde temos também a fauna e a flora, cada vez maisdiminuindo.

















DESENVOLVIMENTO

As matas ciliares, também conhecidas como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária, são vegetações características de margens de rios, córregos, lagos, represas, nascentes e corpos d’água em geral, são importantes para a conservação da qualidade e quantidade de água nestes locais. A importância da preservação ourestauração das florestas ao longo dos rios e ao redor de lagos e reservatórios fundamenta-se no amplo espectro de benefícios que este tipo de vegetação traz ao ecossistema, exercendo função protetora sobre os recursos naturais bióticos e abióticos.
A água de chuva que se precipita sobre uma mata, segue dois caminhos: volta à atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo, através da folhagem ou dotronco das árvores. Na floresta, a interceptação da água acima do solo garante a formação de novas massas atmosféricas úmidas, enquanto as precipitações internas, através dos pingos de água que atravessam a copa e o escoamento pelo tronco, atingem o solo e a suas folhas. De toda a água que chega ao solo, uma parte tem escoamento superficial, chegando de alguma forma aos cursos d’água ou aosreservatórios de superfície. A outra parte sofre armazenamento temporário por infiltração no solo, podendo ser liberada para a atmosfera através da evapotranspiração, manter-se como água no solo por mais algum tempo como água subterrânea. De qualquer forma, a água armazenada no solo que não for evapotranspiração, termina por escoar da floresta, compondo o chamado deflúvio, que alimenta os mananciais hídricose possibilita os seus usos múltiplos.
As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples. O desmatamento é outra causa. A Amazônia sofre, ainda hoje, um processo de diminuição contínua devido àspolíticas de incentivos à pecuária e culturas de exportação (café, cacau etc). O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais de clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas nativas na região.
Os impactos do desmatamento de uma floresta traduzem-se em: 
- Aumento do escoamento hídrico superficialConsiste no deslocamento das águas sobre a superfície do solo, sendo gerado fundamentalmente pela precipitação. “O escoamento é regido por leis físicas e representado quantitativamente por variáveis como vazão, profundidade e velocidade.” O escoamento superficial é parte integrante do ciclo hidrológico, pois, da água que chega ao solo, parte se infiltra e parte se acumula na superfície do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!