Gestão

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 20 de junho de 2012
Bianca Oliveira Di Natale
Ingrid Vieira Lodron
Michelly Sales
Thaís Cardoso de Sá
Renato Klein

Análise do artigo “Aplicação do programa 5S em um sistema de Gestão de estoques de uma indústria de eletrodomésticos e seus impactos na racionalização de recursos.”

São Paulo
05/2012

Educandos:
Bianca Oliveira Di Natale
Ingrid Vieira Lodron
Michelly Sales
Thaís Cardoso de Sá
RenatoKlein

Análise do artigo “Aplicação do programa 5S em um sistema de Gestão de estoques de uma indústria de eletrodomésticos e seus impactos na racionalização de recursos.”

Trabalho acadêmico apresentado para obtenção da nota P2 da disciplina de Gestão de Materiais do Curso de Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga, sob orientação do Prof.ª Me. Fabiana.

São Paulo
05/2012Sumário

1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. METODOLOGIA 6
5. PESQUISA DE CAMPO 7
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS 8
8. BIBLIOGRAFIA 8

1. RESUMO

A metodologia 5 S possibilita desenvolver um planejamento sistemático de classificação ordem e limpeza que visa melhorar a produtividade e competitividade de uma organização, essa leitura criticatem o objetivo de avaliar o artigo “Aplicação do programa 5S em um sistema de Gestão de estoques de uma indústria de eletrodomésticos e seus impactos na racionalização de recursos.”

Ao analisar o resumo do artigo pudemos constatar que seu objetivo é discutir as vantagens que uma organização produtora de eletrodomésticos pode ter na implantação da metodologia 5S. Porém os autores iniciaramo resumo sem fazer nenhuma explicação sobre o que é o 5S não houve nenhum esclarecimento sobre o método nem sobre como funciona sua implantação.

Também segundo o resumo houve a identificação de uma metodologia de descrição de estudo de caso que conforme descrito no texto foi feita por meio de observação direta:
“Foi observado nessa empresa que a adoção do programa 5S especialmente nagestão de
estoques, impacta positivamente nas operações”
O texto mostra que os resultados da implantação foram positivos, pois houve 95% de efetividade comprovada por auditoria externa, segundo relato dos pesquisadores. Isso demonstra que a aplicação do método escolhido gerou bons resultados.

2. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será apresentado o resumo crítico do artigo: “Aplicação do programa5S em um sistema de gestão de estoques de uma indústria de eletrodomésticos e seus impactos na racionalização de recursos”. Que mostra a importância da gestão de estoques nas organizações, visto que através dela as empresas utilizam técnicas para calcular a quantidade de materiais necessários por determinado período e os meios de armazenagem, visando reduzir custos de manutenção de estoques, decompras e de falta de materiais.
A abordagem prioritária do artigo é a técnica japonesa de gerenciamento de estoques 5S de Administração (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), ou seja, 5 Sensos que são: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. Sendo que, este programa tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho e facilitar a implantação de outros programas de melhoriaatravés da administração participativa de todos os funcionários.
Em nossa análise, detalharemos: o referencial teórico utilizado no artigo, a metodologia e tipos de pesquisa aplicados, a pesquisa de campo foi realizada em uma empresa de eletrodomésticos e seus respectivos resultados, mostraremos também a conclusão que confrontará o conteúdo teórico e a demonstração prática, além de exemplificaras referências utilizadas pelos autores.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

Apesar de Utilizar 15 referências bibliográficas o embasamento teórico utilizado pelos autores foi insuficiente. Tendo em vista, que alguns pontos ficaram sem explicação, como o caso dos termos “picking” e “FIFO”(first in –first out) que são citados sem explicar sua definição.
De acordo com Alex Mederiros, 1999:

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!