Gestão

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
RESUMO

No contexto educacional vigente nas redes públicas, apesar do disposto na legislação atual, encontramos a maioria das escolas sendo administradas unicamente pelo diretor, ou gestor, que toma para si as responsabilidades da tomada de decisão. Esse modelo de gestão tem se mantido, apesar das pressões legais para sua evolução para a gestão democrática, em função de diversos entraves que seapresentam. Através do presente estudo, proveniente de uma revisão bibliográfica, analisamos a gestão escolar, desde os seus primórdios, no Brasil, e buscamos quais as dificuldades de sua implantação efetiva e posterior manutenção.
Palavras-chave: Educação, Gestão democrática, Autonomia.

1. INTRODUÇÃO

Tão planejada, analisada, a Gestão Democrática Participativa Escolar é almejada comosendo um modelo moderno que busca incrementar a estrutura educacional, trazendo a participação da comunidade com contribuições que solucionem diversas problemáticas que se apresentam no cotidiano escolar. Essas soluções devem conduzir para a formação de cidadãos conscientes de seus papéis no mundo globalizado.
As barreiras encontradas no processo de construção dessa Gestão são basicamentesuperadas com o aprendizado de ouvir, participar e acompanhar os processos. Ao gestor, cabe a introdução e condução dessas premissas. Porém, conceitos arraigados referentes ao poder e nível hierárquico dificultam que o mesmo assuma seu novo papel de mediador, de processador de informações, harmonizando as propostas e administrando-as; sem tomar para si a responsabilidade única, ou seja, de tomar decisõesamparado pelas opiniões da comunidade.
Dentro desse contexto, o aluno deve ser conscientizado do seu real papel, de que suas opiniões são importantes e válidas, fazendo com que ele tenha noção da importância do valor agregado à sua vida, pela educação de qualidade. Assim, valorizado, o aluno participa mais ativamente do processo de aprendizagem, não como objetivo final, mas como agregador devalor, enriquecendo o processo pedagógico.
A Gestão Democrática nasceu quando, na década de 80, o modelo de Estado intervencionista era severamente questionado em todos os setores, inclusive o escolar. A ditadura no Brasil estava sendo substituída pelo movimento de Democratização. Nesse processo de evolução política, obtivemos a Constituição de 1988, quando foi aberto o Fórum Nacional em Defesa daEscola Pública, responsável por grandes avanços em prol da Gestão Democrática no Ensino.

1.1 Breve Histórico

A gestão escolar é importante porque a educação escolar é importante. É por meio da educação que se constroem seres humano-históricos, que transcendem a mera realidade natural e se formam como personalidades autônomas na convivência com outros cidadãos. Paro (2008)

Dentre asincumbências dos jesuítas, quando vieram para o Brasil, estava o da educação formal, sendo eles os primeiros professores que esta nação conheceu. Quando da sua expulsão, em 1759, nos deixaram 17 colégios e escolas de primeiras letras. Em 1822, D. Pedro II institui um modelo educacional em que um adulto se responsabilizava por ministrar aulas às crianças, em sua própria residência, sem a necessidade dequalquer formação pedagógica. Em 1835 é fundada a primeira Escola Normal brasileira. A partir daí as escolas foram se disseminando de maneira mais profissional, ampliando seu alcance geográfica e populacionalmente, de maneira paulatina, mas sempre com a ingerência do Estado sobre o conteúdo e a metodologia, sem a análise dos fatores ambientais.
Durante o Estado Novo (1937-1945) as escolas existentesforam agrupadas com a criação de uma rede escolar, com base nas Leis Orgânicas de Educação, visando qualificar mão de obra, para alimentar a indústria nacional, em crescimento. Ainda atendendo às necessidades das políticas governamentais, durante a ditadura militar (1964-1985) os diretores escolares deveriam enquadrar o projeto educacional de sua escola ao ideal de potência nacional a que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!