Gestão

Páginas: 11 (2567 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Índice

Introdução 3

Organização 4

Tipos de Organização 5

Empresa 5

O meio envolvente da empresa 6

Classificação de empresa 9

Tipos de empresa 11

Sociedade Anónima 12

Motivação 14

A importância da motivação profissional 15

Liderança 15

A importância da liderança 16

Conclusão 17

Bibliografia 18

Introdução

O trabalho que se segue foi-nos propostopela docente Dr. Letícia Ferreira no âmbito do Módulo de Introdução à Gestão.

Os pressupostos que se seguem tem como intuito uma abordagem na vertente prática da área de introdução à gestão mais propriamente nos temas relacionados com as empresas, as organizações, a motivação e liderança, ferramentas muito importantes para uma boa gestão dentro de uma empresa ou organização.

Aolongo deste trabalho iremos abordar os temas propostos de forma clara, objectiva e simples.

Organização

Recorrendo ao conceito clássico, podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir umobjectivo pré-determinado através da pretensão eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar. É relevante referir que todas as empresas são organizações mas nem todas as organizações são empresas.

O conceito anteriormente descrito para organização, pode ser aplicado a qualquer tipo de organização seja elaempresarial ou não, ou seja com fins lucrativos ou não. Uma das diferenças reside nos objectivos de base a que cada uma se propõe.

No caso das organizações empresariais, ou seja, com fins lucrativos, o objectivo base será a satisfação de todos os seus membros e colaboradores e da produção e/ou distribuição de bens e serviços a fim de satisfazer necessidades concretas dos seus consumidores.Se nos referirmos a organizações não empresariais como são os hospitais, as escolas, os clubes desportivos, as associações sindicais, ou outras, os principais objectivos mudam ligeiramente, embora o objectivo seja sempre a satisfação de necessidades ou a defesa de interesses de um conjunto particular de pessoas ou da sociedade em geral. Desta forma, no caso dos hospitais, o principalobjectivo será a saúde da população a que se destina, enquanto que das escolas será a aprendizagem dos seus alunos, o dos clubes desportivos será a obtenção de bons resultados desportivos e o das associações sindicais será a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Tipos de Organização

Organização Formal - pode ser entendido como as regras escritas ou estipuladas por alguma autoridade, bemcomo estruturas, normas da empresa, procedimentos e processos. Por exemplo, horário de entrada, se para falar com o director precisa agendar um horário com a secretária, avisos no quadro quanto ao uso de equipamentos de segurança, etc.

Organização Informal – refere-se ao comportamento das pessoas, especialmente se esses comportamentos vão distanciando-se do padrão formal, também se referea comunicação informal, quando existe o "conversa" no corredor, a interacção entre os funcionários e a influência e impacto dessas relações para a empresa (que normalmente não são previsíveis).

Organização de sistema Aberto - Um sistema aberto interage com seu ambiente. Em outras palavras, há um fluxo de entradas  e saídas por todos os limites do sistema.
Organização de sistemaFechado - Um sistema fechado não há qualquer interacção com o ambiente. Por isso é que existem poucos sistemas deste tipo.

Empresa

É um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais, financeiros para extrair, transformar, transportar, e distribuir produtos ou prestar serviços e que, atendendo a objectivos definidos por uma direcção, faz intervir nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!