Gestão e coordernação escolar

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Faculdade Vale do Jaguaribe - FUJ

Curso Pós-Graduação – Gestão e Coordernação Escolar
Disciplina: Histórico e Concepção da Função de Gestor e Coordenador Pedagógico.
Aluno (a): Maria Salete Bezerra Gomes

Tema – Resenha
Texto – A Gestão Participativa na Escola
Autora – Heloisa Luck

Novembro de 2012

Introdução
É importante destacar que a democratização efetiva da educação é providanão apenas pela democratização da gestão da educação, conforme definida pela constituição e pela lei de Deretrezes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). O fundamento dessa democratização é o processo educacional e o ambiente escolar ser marcado pela mais alta qualidade, a fim de que todos os que buscam a educação desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para quepossam participam de modo efetivo e consciente, da construção do tecido da sociedade, com qualidade de vida e desenvolvendo condições para o exercício da cidadania.
Sentidos e formas da participação em processo da gestão
Por conseguinte, a participação em sentido pleno é caracterizada pela mobilização efetiva dos esforços individuais para a superação de atitudes de acomodação, de alienação, demarginalidade, e reversão desses aspectos pela eliminação de comportamentos individualistas em pela construção de espírito em equipe, visando a efetivação de objetivos sociais e institucionais que são adequadamente entendidos e assumidos por todos.
É necessário que haja empenho e tomado de decisões com seriedade para um bom desenvolvimento das atitudes que deverão ser postas em prática. Eliminandoo individualismo e trabalhando em grupos para a concretização das metas traçadas.
1.1 Variações de significado e alcance da participação, de acordo com suas expressões
Em sala de aula, de acordo com um entendimento limitado de participação, professores indicam sua importância em relação aos alunos, propondo até mesmo a “avaliação por participação”, notoriamente conhecida como simples eeventual manifestação verbal indicativa de estarem acompanhando e prestando atenção na aula. Nesse caso, cria-se uma cultura de “teatro de participação”, no qual entram em cena apenas os alunos que imaginam saber o os professores desejam ouvir, uma vez que julgam não podem dizer mais do que, ou diferente do que fora perguntado. Em trabalhos em grupo, observa-se até mesmo a distorção do sentido degrupo, uma vez que é comum, em vez de utilizar os grupos para promover a aprendizagem coletiva pela socialização, a partir da discussão e do debate de idéias, realiza-se a divisão de atividades e tarefas, para diminuir o encargo e facilitar o trabalho de todos (inclusive o do professor que tem menos trabalhos para ler).
É importante ressaltar que as organizações de todos os membros envolvidos naproblemática pedagógica estejam conscientes das suas ações, pois uma análise discutida pode e deverá determinar novos rumos criando um novo ânimo de responsabilidade coletiva, segundo o espírito democrático da autonomia.
1.2 Formas de participação
A participação tem sido exercida sob inúmeras formas e nuances no contexto escolar, desde a participação como manifestação de vontadesindividualistas, algumas vezes camufladas, até a expressão efetiva de compromisso social e organizacional, traduzida em atuações concretas e objetivas, voltadas para a realização conjunta de objetivos.
Cada forma de participação tem sua peculiaridade no contexto escolar que vai além das vontades individuais a concretização de metas traçadas e cumprimento de decisões em grupos, visando o um bem comum.1.3.1 Participação como presença
Verifica-se nas escolas, no entanto, certo ressentimento em relação ao comportamento passivo, embora ele seja muito disseminado e freqüente, conforme depoimento de uma professora “nas nossas reuniões, que não são muitas, a grande maioria fica calada. São sempre as mesmas pessoas que falam, e a maioria só fica olhando, até mesmo com indiferença. Não estão nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO ESCOLAR
  • Gestão Escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • gestão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!