Gestão sustentável das águas

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
A água pode apresentar-se poluída como resultado de diferentes acções humanas, pelo que a poluição pode ser classificada segundo três formas distintas:
. poluição física (quando se verifica uma variação nas propriedades físicas da água, por exemplo na temperatura ou radioactividade apresentada);
. poluição química (quando são introduzidas substânciasna água que prejudicam a sua utilização, tornando-a desagradável à visão, ao olfacto e ao paladar e prejudicial à saúde);
. poluição bacteriológica (quando substâncias tóxicas ou organismos patogénicos aparecem na água, tornando-a imprópria para consumo e utilizações domésticas).
Tendo em conta que os principais factores de poluição das águas subterrâneas são as actividades humanas, vamosesmiuçar algumas das actividades que mais afectam a qualidade destas águas.
6. 1. Poluição de origem agrícola
A agricultura, sobretudo de carácter intensivo, utiliza grandes quantidades de adubos, pesticidas e outras substâncias capazes de fazer aumentar a produtividade dos solos. Estes produtos possuem substâncias que são nocivas para as águas subterrâneas, algumas mesmo tóxicas (como nitratos efosfatos). Uma vez que a assimilação destas substâncias pelas plantas nunca é total, acabam por ser arrastadas pelas águas da chuva até aos aquíferos, poluindo-os.
A actividade da agropecuária constitui também uma importante fonte poluidora. Os resíduos de natureza orgânica produzidos pelos animais são utilizados como fertilizantes e são lançados directamente sobre os terrenos agrícolas, podendotambém contaminar os recursos hídricos subterrâneos.

Fig. 9 – Tipos de actividades agrícolas que intervêm na poluição de aquíferos.
6. 2. Poluição de origem urbana
O aumento populacional tem causado enormes problemas, em particular na gestão dos resíduos que são produzidos pelo Homem, vulgarmente chamados “lixos”. Os resíduos, mesmo quando depositados em aterros sanitários, com o decurso do tempovão evoluindo registando diversas transformações, que originam muitas vezes materiais perigosos para os aquíferos. Destes materiais, os mais nocivos são as chamadas águas lixiviantes que, caso não sejam convenientemente tratadas, ou caso ocorra uma fuga destas águas, poderão contaminar, de forma muitas vezes irreversível, os aquíferos.

Fig. 10 – Poluição de um aquífero devido à sua contaminaçãopor águas lixiviantes.
6. 3. Poluição de origem industrial
A actividade industrial, nomeadamente as indústrias petroquímicas, metalúrgica e alimentar, produz resíduos líquidos que são lançados, muitas vezes, nos solos ou nas linhas de água, sem qualquer tipo de tratamento.
As substâncias poluidoras (metais pesados, produtos orgânicos e outras) geradas por estas actividades são, em alguns pontosdo nosso país, as grandes responsáveis pelo estado de degradação em que se encontram alguns aquíferos.

Fig. 11 – Poluição provocada pela actividade industrial: fuga de combustível e de produtos tóxicos para o aquífero.
6. 4. Sobreexploração de aquíferos costeiros
Para além dos tipos de poluição já referidos, a sobreexploração de um aquífero pode, também, provocar a sua poluição. Retirar águaem excesso de um aquífero pode originar alterações químicas ou bacteriológicas nas águas remanescentes, tornando-as impróprias para o consumo.
Os casos de sobreexploração mais típicos são os que ocorrem nas zonas costeiras. Assim, se determinado aquífero, localizado no litoral, for explorado em excesso, a diminuição da quantidade de água doce possibilita o avanço da água salgada subterrânea emdirecção ao continente, acabando por atingir as captações que se localizam mais próximo do mar. Quando esta situação acontece, é muito difícil a recuperação de um aquífero.

Fig. 12 – Sobreexploração de aquíferos costeiros.

Gestão sustentável das águas subterrâneas

As actividades antrópicas são as principais responsáveis pela introdução de impactos negativos na composição das águas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Água sustentável
  • Gestão sustentável do uso da água mineral e potável de mesa para o consumo humano
  • Gestao Sustentavel
  • Gestão sustentável
  • Gestão sustentável
  • Água Sustentável
  • gestão sustentável
  • Gestão Sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!