Gestão recursos humanos

Páginas: 34 (8404 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Organismo: INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR
Área de Estudo: Projecto Buddy Mentoring

Trabalho integrado na Cadeira de Comportamento Emocional,
da Licenciatura de Gestão em Recurso Humanos, 2ºA-1ºS
Professora Patrícia Jardim da Palma.

Alunos:
Deolinda Aido – 210
Edite Correia – 210
Gisela Pereira – 210
João Robalo – 210
João Silva – 210
Lara Castelo– 210
Nathalia Albuquerque – 210

* INTRODUÇÃO – IMPORTÂNCIA DO TEMA PARA A GRH E OBJECTIVO DO TRABALHO

O objecto deste estudo prende-se com a temática das “Emoções e Inteligência Emocional” e consiste em fazer a análise de um programa de mobilidade de alunos estrangeiros criado com vista á preparação, acolhimento, integração e acompanhamento desses estudantes no ensino superior.
Anossa análise baseou-se nos principais modelos teóricos deste tema com o intuito de compreender a influência e a importância das emoções nesta área específica de relacionamento humano através do resultado de uma entrevista realizada ao responsável do acompanhamento e desenvolvimento deste programa.
Da análise dos resultados obtidos, foi possível a obtenção de uma resposta à questão colocada peloestudo, avaliar a influência das competências da inteligência emocional dos mentores no sucesso do objectivo deste programa.

* REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA
i) Definição dos conceitos

EMOÇÕES
Não podemos abordar o tema das emoções sem primeiro referir a sua origem. A palavra emoção deriva do latim “emovere”, que significa “mover para fora”, ou seja, a capacidade do indivíduotransmitir para o exterior as suas emoções.
"O Erro de Descartes" de António Damásio é um livro que ilustra o facto de que as emoções são essenciais para a nossa vida racional, dado que segundo o autor “...são as emoções que nos fazem únicos e por sua vez é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros...”. A origem e o leque do nosso repertório de respostas emocionais nãodependem exclusivamente do nosso cérebro, mas da sua interacção com o corpo, e das nossas próprias percepções do corpo. Segundo Damásio, o corpo representado no cérebro constitui-se num quadro de referência indispensável para os processos neurais que nós experienciamos como sendo a mente.
“Não parece que a razão tenha qualquer vantagem em funcionar sem a ajuda da emoção pelo contrário. É provávelque a emoção ajude a razão sobretudo no que diz respeito aos assuntos pessoais e sociais que envolvem risco e conflito.” Damásio (2000)

Existe actualmente um reconhecimento de que a razão e as emoções não são incompatíveis, aliás Salovey (1995, cit. Por Cunha et al., 2006) afirma que “mesmo os investigadores cognitivamente orientados reconhecem que as emoções podem servir como fonte deinformação para os indivíduos” chegando mesmo a contribuir na tomada de decisões racionais, enquanto a razão pode ajudar os indivíduos a terem uma consciência mais apurada das suas emoções e a lidarem com elas de modo mais positivo. Ainda hoje compreender as emoções é uma tarefa difícil dado que após um século, ainda não se chegou a um consenso sobre o que são emoções e sobre como estas se expressam.
Paraalguns autores torna-se necessário fazer a distinção entre as emoções e os sentimentos, os quais sendo diferentes se interligam, mas no entanto são usados como se de o mesmo estivéssemos a falar.
“Os sentimentos ajudam-nos a fazer escolhas e a decidir entre opções, de tal modo que, desprovidos de sentimentos, somos capazes de racionalmente avaliar os prós e contras de escolhas que podem ir desdeo melhor momento para marcar uma consulta médica ou da carreira que desejamos prosseguir, mas não somos capazes de fazer uma escolha sensata ente as várias alternativas geradas” George (2000, p. 1030).
Por seu lado, Goleman (1997: 310) refere: “…emoção como referindo-se a um sentimento e aos raciocínios aí derivados, estados psicológicos e biológicos, e o leque de propensões para a acção....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de recursos humanos
  • Atps gestao de recursos humanos
  • Tecnologia em gestao de recursos humanos
  • gestao de recursos humanos
  • Gestao de recursos humanos
  • Gestão de recursos humanos
  • Gestão de recursos humano
  • Gestao de recurso humano-pims

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!