Gestão publica

Páginas: 10 (2417 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Ética e moral administrativa: o papel do prefeito

Postado em 09:02 AM, 4/8/2008

"Tudo o que moralmente correto deriva de uma dentre quatro fontes: diz respeito à plena percepção ou desenvolvimento inteligente do que é verdade; ou à preservação da sociedade organizada, em que todo homem recebe o que merece e todas as obrigações são conscienciosamente cumpridas; ou à grandeza e força deum espírito nobre e invencível; ou à ordem e moderação em tudo o que é dito e feito, por meio das quais se alcança a temperança e o autocontrole.
”Cícero. "De officiis", I, 5 - 45-4 a. C.
 
I - Ética e Moral Administrativa
Ética: 1 – Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. Ciência normativa que serve de base à filosofia prática; 2 - Conjuntode princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
Moral:
1 – Parte da filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua ide;
2 – Conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a eqüidade natural;
3 – As leis da honestidade e do pudor;
4 – Tudo o que diz respeito ao espíritoou à inteligência.
A idéia da perfeição humana é uma ficção. Como toda utopia, entretanto, tem o mérito de inspirar e traçar a diferença entre aquilo que é e aquilo que pode ser, dando-nos a noção dos nossos potenciais. O ideal é mais que um sonho: é o meio pelo qual rompemos com tudo o que é injusto, corrompido e opressivo.
A arte de conviver em sociedade está ligada à arte doaprimoramento pessoal, à convivência interior de cada indivíduo consigo mesmo. Essa união indissolúvel foi sintetizada por Platão:
"Poderia alguma coisa revelar uma falta de formação mais vergonhosa do que possuir pouca justiça dentro de nós mesmos?”
Ethos – ética, em grego – significa a morada humana, uma parte do mundo que o ser humano molda à sua maneira, para torná-la um abrigo protetor.Ético, portanto, é tudo aquilo que ajuda a tornar o ambiente humano melhor e mais saudável, seja materialmente, seja psicologicamente, seja espiritualmente.
Moral, do latim mos, mores, designa os costumes e as tradições. Uma regra moral surge quando um modo de se organizar o ambiente humano é considerado bom a ponto de ser uma referência coletiva e um modelo a ser reproduzido constantemente.Nesse sentido, a moral está ligada a costumes e tradições específicas de ides e de povos. Toda moral está a serviço da ética, para tornar melhor o ambiente humano.
A moral tende a ser um sistema fechado de valores e tradições, o que é muito importante para conferir segurança aos relacionamentos humanos. A ética, por outro lado, é dinâmica, atenta às mudanças históricas, aos novos desafiossociais. O dinamismo da ética também é muito importante, porque, ao se articular com a moral, impede que esta envelheça, transformando-se em moralismo.
A moral representa um conjunto de atos – repetidos, tradicionais, consagrados, concretos e fechados em si mesmos. A ética representa um conjunto de atitudes que vão além dos atos e são abertas às inúmeras possibilidades de renovação da vida humana. Aética é a possibilidade de ter coragem para abandonar tudo o que é obsoleto no sistema moral.
Portanto, não basta ao indivíduo humano ser apenas moral, apegado aos valores da tradição. Cumpre também ser ético, aberto a valores de defesa da vida, de amor à verdade, de compaixão para com os sofredores e os indefesos, de combate à corrupção, ou seja, todos os valores que tornam a pessoa humanamais sensível, séria e responsável.
Um grande desafio deste final de milênio é harmonizar as exigências da ética cívica e da ética pessoal. Urge encontrar um ponto de equilíbrio entre as necessidades coletivas e individuais. Os Estados Democráticos, aqueles comprometidos com a liberdade e com a justiça, precisam empenhar-se definitivamente no sentido de prevenir e conter os desacordos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao PÚblica
  • gestao publica
  • gestão publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!