gestão publica

Páginas: 16 (3872 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014
Pilares do Desenvolvimento Sustentável.
■Sustentabilidade social – equidade na distribuição dos bens e da renda para melhorar os direitos e condições da população e reduzir as distâncias entre os padrões de vida das pessoas.
■Sustentabilidade econômica – distribuição e gestão eficiente dos recursos produtivos, bem como fluxo regular de investimentos público e privado.
■Sustentabilidadeecológica – busca pelo aumento da capacidade de carga do planeta e para evitar danos ao meio ambiente, principalmente os causados pelos processos do crescimento econômico.
■Sustentabilidade espacial – refere-se ao equilíbrio do assentamento humano rural/urbano.
■Sustentabilidade cultural – respeito pela pluralidade de soluções particulares específicas a cada ecossistema, cada cultura e cada local.esses cinco pilares do desenvolvimento sustentável, são divididos em três dimensões essenciais: social, econômica e ambiental. Para o economista John Elkington (1997), a sustentabilidade é formada sobre um tripé, chamado por ele como Triple Bottom Line, ou Tripé da Sustentabilidade, e se expressa em três dimensões: gente ou capital humano,
planeta ou capital natural e benefício econômico, quedevem relacionar-se para que o desenvolvimento sustentável seja atingido.
esse tripé é formado por:
■Social: refere-se ao capital humano de uma empresa ou sociedade: é sua responsabilidade social. Envolve aspectos como salários justos, adequação à legislação trabalhista, ambiente de trabalho saudável e bom relacionamento com a sociedade no geral.
■Meio Ambiente: é o capital natural de uma empresaou sociedade, que deve pensar em formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos.
■Econômico: é o nosso velho conhecido resultado econômico positivo (lucro) de uma empresa, sem o qual ela não sobrevive, mas que agora deve levar em conta, também, os outros dois aspectos.
responsabilidade social empresarial é:
como a forma de gestão que se define pela relação ética etransparente
da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo
estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvol
vimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais
e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais

argumentos Contra e a Favor da Responsabilidade Social EmpresarialReprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Segundo Montana e Charnov , os argumentos teóricos contra a
responsabilidade social, na visão de Friedman, são:
1.Essa é função maior do governo; ao vincular empresa ao governo, criará uma força poderosa demais na sociedade e, em última instância, comprometerá o papel do governo na regulamentação da empresa.2.A empresa precisa medir o desempenho, e os programas de ação social muitas vezes não conseguem medir índices de sucesso. Geralmente há um conflito inerente entre o modo como a empresa funciona e o modo como operam os programas sociais.
3.A função da empresa é maximizar lucros. Assim, exigir que recursos sejam destinados a programas de ação social viola essa meta empresarial, uma vez que elareduz os lucros.
4.Não há razão para supor que os líderes empresariais tenham a capacidade de determinar o que é de interesse social. Cientistas sociais e administradores do governo muitas vezes não conseguem chegar a um acordo sobre metas de interesse social. Por que supor que os líderes empresariais possam fazer um trabalho melhor de definir o interesse social?

os argumentos práticos contra aresponsabilidade social, na visão de Friedman, são:
1.Os gerentes têm uma responsabilidade fiduciária no sentido de maximizar o lucro do patrimônio líquido; utilizar os recursos financeiros da empresa para realizar objetivos sociais pode ser uma violação dessa responsabilidade, portanto, ilegal.
2.O custo dos programas sociais seria um ônus para a empresa e teria de ser repassado aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao PÚblica
  • gestao publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública
  • gestao publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!