Gestão publica

Páginas: 18 (4354 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ubliza

1.
Apresentação

O Manual para Avaliação da Gestão Pública é uma versão simplificada do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública.
Este Manual foi elaborado para apoiar as organizações públicas brasileiras que estão iniciando ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão.
A avaliação da gestão organizacional tem os seguintes objetivos:
• Avaliar ograu de alinhamento das estratégias, planos e resultados da organização com os macro-objetivos e planos de governo;
• Permitir à organização medir o avanço em termos de qualidade de gestão e de melhoria dos resultados;
• Sensibilizar a organização para a implantação da gestão por resultados por meio da realização de ciclos contínuos de avaliação e melhoria;
• Ajudar asorganizações públicas a se transformarem em organizações de “classe mundial”.
É, pois, com satisfação, que apresentamos o Instrumento de 150 pontos para Avaliação da Gestão Pública, elaborado a partir do Modelo de Excelência em Gestão Pública, preconizado pelo Programa da Qualidade no Serviço Público - PQSP.
Programa da Qualidade no Serviço Público

GerênciaExecutiva


2.
Modelo de Excelência em Gestão Pública

2.1. ORIGEM
A compreensão de que o maior desafio do setor público brasileiro é de natureza gerencial,
fez com que, na década de 90, se buscasse um novo modelo de gestão pública focado em resultados e orientado para o cidadão.
Esse modelo de gestão pública deveria orientar as organizações nessa transformação gerenciale, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado. Em 1997, o Programa da qualidade no Serviço Público optou pelos Critérios de Excelência utilizados no Brasil e em diversos países e que representam o “estado da arte” em gestão.
A adoção sem adaptação dosmodelos utilizados pelos prêmios e sistemas existentes mostra-se inadequada para parte das organizações públicas, principalmente aquelas integrantes da administração direta, em função da natureza dessas organizações e da linguagem, caracteristicamente empresarial, adotada por esses modelos.
A estratégia utilizada pelo Programa foi de adaptação da linguagem, ou seja, de explicação dos conceitos,mantendo o alinhamento com as características essenciais que definem todos os modelos analisados como de excelência em gestão.
Não se tratou, em momento algum, de fazer concessões à gestão pública, mas de criar o entendimento necessário para dar viabilidade ao seu processo de transformação rumo à excelência gerencial com base em padrões e práticas mundialmente aceitas.
A adaptação dalinguagem cuidou de dois aspectos importantes: interpretar para o setor público os conceitos de gestão contidos nos modelos e preservar a natureza pública das organizações que integram o aparelho do Estado brasileiro.
De lá para cá, e sob a mesma orientação, o Modelo de Excelência em Gestão Pública tem passado por aperfeiçoamentos contínuos com o propósito de acompanhar o “estado da arte”da gestão preconizado pelos modelos de referência que lhe deram origem e, também, de acompanhar as mudanças havidas na administração pública brasileira.
Acompanhar o estado da arte da gestão garante a identidade do modelo com o pensamento contemporâneo sobre excelência em gestão. Acompanhar as mudanças na administração pública garante a identificação do modelo com a natureza e com arealidade das organizações públicas brasileiras.
2.2. O MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA
O Modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema gerencial constituído de sete partes integradas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao PÚblica
  • gestao publica
  • gestão publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!