Gestão publica e empreendedora no banco do brasil

Páginas: 10 (2471 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2012
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como enfoque o empreendedorismo dentro da nova reforma administrativa. Atualmente as organizações vivem em um ambiente contingencial e mutável, devido à globalização e as tecnologias de informações, o que requer de todas as instituições, tanto as de iniciativa privadas como as públicas, pessoas empreendedoras, líderes e gestores de governos capazes de descobrirnovas fontes em busca de oportunidades.
O empreendedorismo pode ser compreendido como a capacidade de aproveitar oportunidade e ter iniciativa, visão, coragem, firmeza, poder de decisão, organização e direção para criar ou penetrar em novos mercados.
Ademais, foi através da criação do "Plano Diretor da Reforma do Estado" que surgiu a Administração Pública Gerencial, e consequentemente, a gestãopública empreendedora. Esta se apresentou como uma nova forma de gestão, mais eficiente, veloz, descentralizada, moderna e mais voltada para o controle de resultados do que para o controle de procedimentos; voltada ainda para a democratização, que exige a participação, cada vez maior, dos cidadãos na gestão pública.
Em virtude destas mudanças se faz necessário um conhecimento detalhado de umasociedade de economia mista, qual seja o Banco do Brasil S/A. que ajuda o Estado nessa função empreendedora. Então este trabalho tem como objetivo apresentar alguns programas de incentivo aos clientes e ate mesmo aos seus colaboradores internos tornando-se assim uma empresa que esta sempre renovando sua forma de gestão.


2 EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo pode ser definido como o ato deinovar, de encarar as mudanças como uma oportunidade de transformação de ideias. O mesmo surgiu na iniciativa privada, mas está cada vez mais presente na administração pública como uma estratégia de modernizar e impulsionar a máquina pública.
 Contrapondo ao modelo do governo burocrático, surge a postura do Governo Empreendedor, voltada para o cidadão, que passa a ser o cliente, com conceitos deeficiência, eficácia e busca-se prestar serviços públicos com excelência.
 A administração pública possui requisitos essenciais que o diferencia da iniciativa privada. A legislação, a cultura organizacional e limitação de recursos são fatores que dificultam uma postura empreendedora do gestor público.
 Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pretende abordar a importância do empreendedorismono setor público como uma nova forma de gerir, criando e agregando valor através da gestão de pessoas, liderança e eficiência, como também conhecendo as dificuldades e limitações do referido setor. Entendendo que se deve ter consciência de como trabalhar e planejar haja vista que são limitados os recursos agregados a coisa publica
Desta maneira, para que se tenha uma modernização administrativa énecessário uma mudança de conduta do gestor público, da forma de gerir o dinheiro público e da atuação das políticas publicas e seu comportamento frente aos cidadãos.

3 BANCO DO BRASIL
Fundado em 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no país e o quarto emissor de moeda do mundo. Sua história pode ser dividida em três fases: a primeira tem início com a suacriação por D. João VI; a segunda, em 1851, com seu relançamento pelo Barão de Mauá; a terceira, em 1892, após a fusão com o Banco da República dos Estados Unidos do Brasil. Em 1810 ocorreram as primeiras emissões do Banco do Brasil para atender, como sempre, às despesas do governo.
Atualmente o Banco do Brasil é o mais antigos no país. Através dele, podemos realizar várias operaçõesfinanceiras. O banco abrange todo o país, com a recente parceria firmada entre o Banco do Brasil e os Correios, ele conseguiu uma meta de estar em 100% do território brasileiro. Ao total são aproximadamente 3100 agências bancárias em todo o país, com 52 milhões de clientes, e mais de 9200 postos de atendimento. Abertura de contas, transferências internacionais e consórcios são os serviços mais procurados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lideranca empreendedora na gestão publica
  • GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA
  • GESTÃO DE COMPRAS: BANCO DO BRASIL
  • Gestão publica no Brasil
  • Inovaçao na gestão publica no brasil
  • Gestão Empreendedora
  • Gestão empreendedora
  • Gestão empreendedora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!