Gestão por competencia

Páginas: 19 (4701 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
Sumário

Sumário 2
Introdução 2

Introdução

“A Gestão do Conhecimento deve ser compreendida como o conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais emaximização da competitividade.”

(ALVARENGA NETO, 2005:18)

A presente proposição busca avaliar a contribuição da Aprendizagem Organizacional para Gestão do Conhecimento que ocorre na empresa SerasaExperian. Os objetivos balizadores da pesquisa desta organização são: evidenciar a conexão entre Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento; identificar a multidisciplinaridade e o métodosistêmico na organização; analisar a relevância da abordagem qualitativa; correlacionar Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento; e, por fim, elaborar uma proposta de melhoria da sistemática de Gestão do Conhecimento na empresa.

A Gestão do Conhecimento

A sociedade tem considerado o conhecimento como uma realidade estrutural que decorre da própria estrutura social.

Pensar nos objetivosde gestão do conhecimento se constitui como questão imprescindível, porquanto requer que as organizações promovam a criação, o acesso, a transferência e o uso efetivo do conhecimento. Esta doutrina gera a criação de mecanismos e procedimentos dedicados a estimular a formação de capacidades e promover a difusão qualificada do conhecimento relevante em todos os níveis desejados.

SegundoDavenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Na concepção do autor, as empresas não gerenciam o conhecimento;este se encontra incorporado em cada pessoa e na fronteira periférica existente entre as mentes de várias pessoas que atuam dentro de uma mesma organização. O que as empresas fazem é gerenciar as condições ambientais necessárias à criação e troca de conhecimento novo, favorecendo o processo de inovação, necessário à sua sustentabilidade.

A idéia de que não se gerencia o conhecimento na concepçãoestrita da palavra se aproxima da visão de Albrecht (2004), quando diz que o conhecimento não deve ser disciplinado. Aqui, toma-se emprestada a opinião de Von Krogh; Ichijo; Nonaka (2001), quando dizem que não se gerencia conhecimento, apenas capacita-se para o conhecimento, facilitando-se os relacionamentos, as conversas e o compartilhamento do conhecimento localizado em toda a organização,independentemente de suas fronteiras geográficas e culturais.[1]

SerasaExperian

A SERASA[2], empresa constituída em 1968 por iniciativa das instituições bancárias do país, e uma das mais importantes empresas com especialização em informações ligadas ao crédito, com cerca de 2.200 funcionários, tem unidades espalhadas por todo o território nacional. Os bancos, por sua vez, constituem o corpoacionista da instituição e compõem seu conselho de administração. Anteriormente à constituição da empresa, cada uma das instituições bancárias possuía um sistema próprio de análise e de racionalização das informações de crédito.

A partir de então, formando a chamada rede corporativa SERASA, a empresa mantém um forte núcleo de comunicação em rede formado por internet, intranet, provedores, redeslocais e terminais que compõem uma ampla estrutura de base de dados.

Essa rede de comunicação atende uma demanda de mais de quatro milhões de consultas diárias[3] realizadas por empresas de crédito, de consórcio e de comércio varejista de natureza diversa. O objeto destas informações é disponibilizar a análise de risco dos segmentos econômicos, além de noticiar, por meio de publicações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão por competencias
  • Gestão por competências
  • Gestão por competência
  • Gestão por Competências
  • GESTÃO POR COMPETÊNCIA
  • gestão de competências
  • Gestao por competencia
  • Gestão por competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!