Gestão pedagogica

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
GESTÃO PEDAGÓGIGA.

A Gestão Pedagógica é a mais importante e mais significativa na gestão escolar visto que gerencia a área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar. É ela que determina os objetivos para o ensino, sejam eles gerais ou específicos; definindo também as linhas de atuação de acordo com os objetivos e as características da comunidade e dos alunos. Para isso,propõe metas a serem atingidas, elabora os conteúdos curriculares e faz o acompanhamento pedagógico, avaliando o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e do cumprimento das metas. Além de observar o desempenho dos alunos, do corpo docente e de todos da equipe escolar.
A ação pedagógica é baseada nas especificidades determinadas pelo regimento escolar que também incluem: objetivosgerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.
O sucesso da atuação pedagógica depende enormemente de seu grande articulador e primeiro responsável – o diretor, que pode ser auxiliado pelo coordenador pedagógico (quando existe). Porém, não podemos esquecer que o docente tem uma função social e educativa que faz seu trabalho partir da premissa deque a aprendizagem escolar é decorrência de relações sociais, afetivas e cognitivas que se estabelecem principalmente na sala de aula, onde são vivenciadas situações formais de ensino.
Sabemos a escola é uma instituição que tem na instrução sua principal dimensão educativa, educa através da instrução (Chervel, 1990, p. 188 apud Monteiro, 2001, p. 121). Entretanto observamos que o ensino não é afinalidade do processo educativo, é o meio pelo qual a aprendizagem do aluno é efetivada. Como confirma Borges e Moreira (2003): O aluno, com sua identidade particular, é o ponto de partida para a organização do ensino que, por sua vez, só terá sido bem sucedido se o aluno, agora como ponto de chegada, tiver aprendido significativamente". É uma situação de ensino que corresponde ao momento em queuma pessoa, intencionalmente, ajuda outra a produzir algum tipo de conhecimento. Mas isso não acontece de qualquer forma, em qualquer lugar.
Segundo Borges (2003) a prática pedagógica é uma atividade complexa e dinâmica, que se efetiva num ambiente social particular, formalmente responsável pela educação do aluno. Sendo assim, a ação pedagógica deve atender à demanda do contexto atual, com umaorganização que possibilite formar cidadãos críticos, capazes de lidar, conscientemente, com a realidade científica e tecnológica na qual estão inseridos.
Tal formação pressupõe uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades necessárias à intervenção crítica e consciente nessa realidade (BORGES, 2003). Então, é na escola que se dá a efetivação da aprendizagem, seja elasignificativa ou mecânica. Sendo essa última, infelizmente, a que ainda observamos na prática pedagógica vigente uma vez que não tem considerado os conhecimentos prévios dos alunos e não lhes apresenta material potencialmente significativo. (BORGES, 2003)
Isso faz-nos atentar para o fato de que muitas energias ainda estão sendo desperdiçadas em ações inadequadas e que, dentre os diferentes aspectos que devemser considerados nas decisões inerentes ao seu fazer, o significado de aprendizagem significativa é essencial.
Ainda devemos ressaltar que a prática pedagógica não deve ser avaliada de forma dicotômica como se fosse boa ou ruim. Pois como confirma Borges (op. cit) Sempre haverá aspectos positivos e negativos e o seu aperfeiçoamento passa, além do comprometimento pessoal do professor com a funçãosocial da escola, pela identificação dos fatores – contextuais e cognitivos – que a determinaram. É uma conquista gradual desta capacidade que proporcionará ao professor, como profissional, autonomia para gerir a própria prática e formação.
O conhecimento e a aprendizagem têm caráter provisório e nos permitem compreender que a qualidade dos procedimentos de ensino também é contextual já que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão pedagogica
  • Gestão pedagógica
  • Gestão pedagógica
  • Gestão pedagogica
  • GESTÃO PEDAGOGICA
  • modelo relatorio gestao pedagogica
  • estagio pronto de gestao pedagogica
  • Práticas pedagógicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!