Gestão pedagógica: portadores de necessidades especiais / inclusão

Páginas: 27 (6594 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
ADRIANA RODRIGUES – RA: 56.210

MÁRCIO APARECIDO DE QUEIRÓZ – RA: 55.350

GESTÃO PEDAGÓGICA: PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS / INCLUSÃO

VOTORANTIM/SP

Novembro/2010

ADRIANA RODRIGUES – RA: 56.210

MÁRCIO APARECIDO DE QUEIRÓZ – RA: 55.350

GESTÃO PEDAGÓGICA: PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS / INCLUSÃO

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado ao Curso de Pedagogia Fora de Sede do Centro Universitário Hermínio Ometto, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.

ORIENTADOR (A): Prof (a) Esp. Eliane Buzon

VOTORANTIM/SP

Novembro/2010

DEDICATÓRIA

Dedicamos, todo este trabalho realizado, aos nossos familiares, pois entenderam e nos apoiaram em nossos estudos, souberamsuperar nossas ausências e confiaram que o que fizemos foi para crescimento de todos. Souberam entender que essa ausência, durante os períodos de estudo, foi para que buscássemos nosso melhor conhecimento para desenvolver o que estudamos em nosso serviço e em nosso lar.

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus, por nos fortalecer nos momentos mais difíceis e nos fazer acreditar que podemosalcançar os objetivos da vida.
Aos nossos familiares, que entenderam e respeitaram nossa ausência e nos incentivaram sempre.
À nossa orientadora Professora Esp. Eliane Buzon.
À nossa tutora Professora Elaine Siqueira Neves, que sempre nos ajudou e nos incentivou, tendo muita paciência e transmitindo seus ensinamentos, nos auxiliando na execução e desenvolvimento deste trabalho.
Às pessoas que setornaram nossas amigas após termos estudado suas vidas e depoimentos; as pessoas com deficiências.
Aos professores que nos apoiaram em nossas conversas com alunos, disponibilizando um espaço em suas aulas, entre outras situações que foram essenciais para a realização e o enriquecimento da nossa pesquisa.
A todas as pessoas que se dedicaram, deram um pouquinho de seu tempo e contribuíramdireta e indiretamente para que esse nosso objetivo fosse alcançado.

“Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitassem de reconhecer as suas habilidades. As características mais importantes das crianças e jovens com deficiências são assuas habilidades” (Hallahan e Kauffman, 1994)
RESUMO

O tema inclusão, quando relacionado à área educacional, é um tema bem amplo e as instituições e os seus participantes precisam entender que esse ideal deve ser sempre trabalhado na busca incessante de soluções variadas que possibilitem os melhores resultados educacionais e também sociais, pois tende a oferecer oportunidades de aprendizado edesenvolvimento para todos. A exclusão acontece, pois ainda persiste a existência de pessoas que não aceitam que somos diferentes uns dos outros e que essas diferenças devem ser entendidas e desenvolvidas como habilidades. Para que isso aconteça é necessário que a escola seja transformada para poder se adaptar a essa realidade que a cada dia se torna uma constante no sistema escolar, pois com odesenvolvimento tecnológico, as pessoas estão tendo a oportunidade de se adaptar e participar das mais variadas situações de vida, principalmente o convívio escolar. A partir disso a escola torna-se uma modalidade de ensino que quer realizar o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência, condutas típicas ou altas habilidades, os quais atingem os mais variados níveis e graus dosistema de ensino. Os referenciais teóricos práticos e os legislativos ajudam no desenvolvimento e aprimoramento das praticas e das necessidades especificas dos alunos como um todo.

Palavras-chaves: Legislação, Inclusão, Atualização e Capacitação.

SUMÁRIO

RESUMO
SUMÁRIO
introdução ................................................................................................. 08...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão do portador de necessidades especiais
  • Inclusão de portadores de necessidades especiais
  • Portadores de necessidades especiais e a inclusão
  • Inclusão dos portadores de necessidades especiais
  • Inclusão educacional de portadores de necessidades especiais
  • Inclusão de Portadores com Necessidades Especiais na Educação
  • Inclusão Social de Portadores de Necessidades Especiais
  • A inclusão informatica em portadores de necessidades especiais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!