Gestão participativa

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
Aula- tema: Principios e caracteristicas

Passo 3 – Resenha

Muito se fala em gestão participativa,porém ainda temos que refletir sobre essa modalidade de gestão para que possamos validar de fato essa prática com o objetivo de contribuir para a transformação social.
A gestão participativa caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pela qual os membros da escolareconhecem e assumem seu poder de influenciar na determinação da dinâmica e a circulação da informação, assim como o treinamento em exercício dos professores.
Para analisarmos a qualidade de uma gestão participativa na construção de uma educação que venha cumprir seu objetivo social, contemplando uma formação que crie condições de transformação socail, faz- se necessario situarmos o panoramaeducacional através das seguintes perspectivas teórico-políticas, que possam dar respostas à complexidade do campo educacional, função social da escola, gestão democratica / participativa e papel do gestor escolar.
Atualmente, as desigualdade sociais,economicas e culturais no Brasil são fatos decorrentes de uma sociedade capitalista que vem passando por um periodo de transformaçãodenominada “era do conhecimento”, isto porque o conhecimento é o elemento principal da nova organização social e econômica mundial.
Este fato traz mudanças significativas para a sociedade,também o faz com a escola, pois as novas tendências sociais, economicas, tecnologicas,passam a exigir da escola novas atribuições,isto é com a mudança da soceidade, a função social da escola também sobrealterações.
A democratização na escola é um desafio que há muito vem se tentando alcançar,porém já é passada a hora de enfrentarmos este desafio com determinação,comprometimento e competência para que não seja deperdiçada. Para isso, torna-se necessária a construção de uma escola democrática e com qualidade social.
Uma escola que contribua significativamente para ademocratização social exige uma gestão democrática,neste sentido a forma de escolher os dirigentes, a organização dos conselhos escolares e de toda a comunidade escolar poderá participar e fazer valer seus direitos e deveres, democratizamente discutindo e definindos os primeiros passos para que a escola venha cumprir e contribuir com os interesses coletivos e construir um país mais justo.A direção da escola deve ser entendida como um trabalho que se desenvolve no coletivo ou seja com uma ampla participação da comunidade escolar. Tão logo o papel do gestor escolar conhecido como Diretor de escola em uma visão democrática de gestão estará ligado ao conhecimento e interação da comunidade na qual sua escola está inserida.
O gestor deve prorporcionar no ambienteescolar,ações que viabilizem a participação de todos, de forma compartilhada, como também garantir a formação continuada,de seus profissionais,contribuindo e garantido uma qualificação da prática pedagógica.
Para que os objetivos sejam alcançados é fundamental que o diretor assuma o seu papel de gestor, administrando as diferentes realidades que se manisfetam na escola,estabelecendo relaçõesentre os alunos,professores,pessoal de apoio,pais e comunidade do entorno da escola,mediando uma construção de uma identidade própria para a unidade escolar através da participação de todos.
Portanto, a resposabilidade da gestão participativa é complexa e envolve a competência relativa a questões politicas pedagógicas. Mas, para que a gestão participativa ocorra, ainda é necessáriotrilhar um caminho que certamente não será fácil,porém desafiador e será trilhado pelos verdadeiros agentes de mudança.
Nas escolas, os gestores agem como líderes pedagógicos, apoiando o estabelecimento das prioridades, avaliando os programas pedagógicos, organizando e participando dos programas de desenvolvimentos de funcionários e também enfatizando a importância de resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão participativa
  • gestao participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão Participativa
  • Gestão participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!