Gestão participativa

Páginas: 19 (4702 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
Título:Mestres da mudança

Subtítulo: Liderar escolas com a cabeça e o coração - Um guia para gestores escolares

Autor: Modza Ednir

Co-Autor: Outros (CECIP)

Ilustrador: Claudius Ceccon
| |
| |
| |
Páginas: 112

Editora: Artmed

Ano:2005 – Porto Alegre

Resenhista: Sidnei Rodrigues Pereira

Sumário

Conforme a autora liderar, gerenciando pessoas e processos em umaescola que aprende, é como dançar ou pilotar um avião; é preciso dedicação e esforço para dominar habilidades necessárias, tempo para praticá-las constantemente e aperfeiçoá-las para poder exercê-las com prazer.
Este livro é um material que pode inspirar novas propostas de como melhor liderar equipes em uma organização educacional. O princípio básico é: A capacidade de exercer liderança em nívelpessoal e educacional exercendo um papel muito mais importante no desempenho eficaz de um gestor, do que a habilidade de criar regras e de controlar.
Você descobrirá a partir de agora porque a existência da liderança está na comunicação direta e constante com os docentes e outros profissionais. Pois as pessoas expõem suas idéias e evoluem na maneira de pensar. Logo mudando a forma de pensarmuda-se também a prática.

PARTE I

CONCEITO DE LIDERANÇA
Quando se pretende lidar com a realidade da escola de maneira inovadora, experiências e visões antigas se tornam um empecilho. Exemplo disso e a avaliação, de acordo com a visão antiga, todos os alunos devem ser testados ao mesmo tempo, em relação ao mesmo conteúdo. Se você quiser estabelecer em sua escola uma nova abordagem de avaliação,sem questionar as antigas formas de pensar, isso apenas causará novos problemas e não solucionará os anteriores. Se você não trabalhar os pressupostos que estão na base dos modelos mentais ou teorias subjetivas dos docentes, na reunião de equipe, você verá os professores explicando-lhes, nos mínimos detalhes, porque a nova proposta não vai funcionar.
O mesmo acontece em se tratando doentendimento do que seja um bom aluno. Há divergência sobre o que é um bom aluno, porque cada professor traz sua própria experiência anterior como aluno, por seus valores sobre a aprendizagem, pela forma como se acostumou a relacionar com os estudantes e por emoções. Somente quando se faz discussões à respeito disso se consegue entender porque as coisas são feitas de um jeito e não de outro. Essa discussãopermite que eles sejam modificados e enriquecidos. Isso é a capacidade de estimular a equipe a abrir e a compartilhar modelos mentais, que são as teorias subjetivas que marca a diferença entre um gestor que sabe para onde vai e faz a comunicação fluir e outro que não sabe qual o próximo passo a ser dado e negligencia as pessoas.

Mestre da mudança

Transformar-se em mestres da mudança équando o gestor se dá conta, que sem mudanças no pensar, o agir permanece inalterado.
Conforme Michael Fullan e pesquisadores que estudaram reformam educativas implementadas no mundo inteiro a partir da década de 80. Concluiu-se o princípio básico de que é impossível obrigar-se a fazer aquilo que realmente importa. Se princípios como esses não são levados em conta, as inovações introduzidas naescola, tanto por ministérios ou secretarias de educação quanto pelas próprias equipes gestoras, não vão funcionar, não vão conseguir melhorar o processo ensino-aprendizagem.
Para gerenciar uma escola, é preciso usar as inteligências: verbal, lingüística e matemática. Porém, sem colocar o coração na empreitada, as coisas não vão ter sucesso, a maneira eficaz de um gestor obter êxito na condução de umprocesso de mudança, está na sua habilidade de levar em conta as emoções, os sentimentos e as preocupações dos profissionais e de outras pessoas envolvidas para depois discutir as idéias no nível racional.

O que entendemos por liderar?

Cada pessoa tem uma imagem do que seja liderança e está bastante atrelado ao que se faz e como se faz. Se líder resolver os problemas pela equipe, ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão participativa
  • gestao participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão Participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão Participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!