Gestão participativa nas escolas: comunidade e ambiente escolar.

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Gestão Participativa Nas Escolas: Comunidade e Ambiente Escolar.
A democratização no ensino é um desafio antigo. Hoje em dia na sociedade da informação o gestor-diretor deve apresentar uma postura mais ativa na construção de um novo tipo de gestão, na qual a escola vai muito além de alfabetizar, ela prepara o aluno para o mundo. A escola e todos os que se envolvendo o processo educativo, tem umpapel fundamental na formação do individuo, quando oferecem uma educação de qualidade.
Ao se falar em gestão democrática entende-se que é uma nova maneira de gerenciar, administrar, visando à realidade local da escola, de acordo com o interesse e potencialidades de seus componentes. Baseiam-se em três eixos de ações norteadores presentes na escola, denominados: Eixo Pedagógico, que são as açõesque acontecem, no contexto escolar; livro-administrativo que trata dos aspectos financeiros (repasse de verbas, utilização do mesmo em recursos humanos e materiais); e o eixo relacional é centralizado na participação e interação dos envolvidos no processo educacional.
A governança escolar no processo de democratização evoluiu em seus conceitos e modelos. A década de 80 foi marcada pela transiçãode uma administração educacional autoritária para uma mais participativa; mas, ainda muito longe do ideal. Ao passar pela década de 90, sob forte influência do neoliberalismo, as ações foram marcadas pela desconcentração de poder para desburocratizar o sistema. Passando pela reforma do Estado, a democratização tem seu grande avanço com as novas diretrizes da LDB 9.394/96 que garantiram nos artigos14 e 15 a definição das normas da gestão democrática do ensino público com a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares e progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira. A partir de então a governança escolar passa progressivamente para uma gestão queestimule uma participação efetiva e democrática da sociedade.
A constituição federal de 1988 prevê que a educação é direito de todos, sendo provida com a colaboração da sociedade a fim de promover o pleno desenvolvimento da pessoa. E o Estatuto da Criança e do Adolescente garante que é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição daspropostas educacionais.
Porém, muitos gestores se sentem oprimidos ao enfrentar a participação da comunidade pois têm medo de perder o domínio além de julgar a comunidade despreparada para tal participação. Por outro lado, estas pessoas têm medo de ir até a escola pelas cobranças feitas anteriormente e se houvesse alguma crítica quanto algum procedimento da escola quem acabava sofrendo perseguiçãoera o aluno. Entretanto, é papel do gestor atrair a comunidade e fazer com que esta possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução. E desta forma a comunidade auxilia na elaboração de planos pedagógicos condizentes com a realidade local. A realidade da sociedade afeta a vida da escola, assim como também afeta sua realidade internaespecífica, o seu funcionamento, possibilidades e limites, quando não são levados em consideração os aspectos sociais que envolvem a escola.
Acredita-se que a prática participativa pode contribuir no aprendizado de novas relações com o poder público, auxiliando a população a reconhecer-se como um agente político. Pois ao participar da elaboração do projeto os membros da comunidade vão sentir-seintegrados com a escola e assim a escola promoverá uma educação de qualidade com a participação de todos.
As mudanças fazem com que o gestor assuma um papel importante nesse processo, visando à organização da escola, com recursos para a promoção de experiências de formação de seus alunos, tornando-os cidadãos participativos na sociedade. O gestor não decide de forma arbitrária pela escola em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estudo trata da gestão participativa: uma possível relação entre escola e comunidade para a construção da...
  • Gestão escolar participativa: além dos muros da escola
  • MONOGRAFIA
  • Gestão Participativa e comunidade
  • Gestão Escolar Participativa
  • Gestão escolar participativa
  • Gestão escolar participativa
  • Gestão escolar participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!