Gestão púlbica

Páginas: 14 (3395 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2011
Trabalho Responsabilidade social e meio ambiente do curso de tecnologia de Gestão Pública do centro de educação da Universidade Anhanguera-Uniderp,sob a orientação do professor e tutor presencial marcos Aurélio.

Novembro/2010.

ETAPA 01-SUSTENTABILIDADE
Conceito e aplicação da sustentabilidade: são princípios de preservação de melhoria do ambiente natural destacando a necessidade de apoiofinanceiro e assistência técnica à comunidade e paises mais pobres. Defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações.
Mudar radicalmente a fabricação e a operação de linhas de produtos que agridam o meio ambiente; que usem mão-de-obra infantil ou ilícita; práticas preconceituosas de quaisquer naturezas jamais serão aceitos de uma empresa sustentável e, muitobrevemente, de qualquer outra empresa.
Para que um empresário saiba como aplicar a sustentabilidade em sua empresa; é necessário que ele queira realmente fazê-lo. Uma vez que, dependendo da empresa e do ramo que atue, a jornada desde o planejamento (passando-se pela transição) até o estabelecimento e a certificação como empresa sustentável; será demorada, penosa e repleta de desafios.
Paraelaborar um planejamento voltado para as ações do meio ambiente, devem-se fazer um diagnóstico, mapeando as áreas afetadas, onde serão aplicadas as ações de saneamento básico; em seguida estabelecer as prioridades; ou seja a população, impactos, custos de implementação, relevância do projeto, tecnologia e mão-de-obra necessária devem servir para identificar quais são as iniciativas prioritárias.Estabeleça metas. Fixe onde se quer chegar, como se quer chegar e quando se quer chegar. Fiscalize a implementação. Certifique-se que os prazos e os custos planejados e estabelecidos estão sendo cumpridos. Assim será possível identificar e resolver os problemas. Antecipá-los é importantíssimo.

ETAPA 02- As aplicações da política do meio ambiente quanto ao planejamento ambiental
O ConselhoNacional do Meio Ambiente, criado em 1982 pela Lei 6.938/81 trata-se do órgão brasileiro responsável pela deliberarão assim como para consulta de toda a política nacional do meio ambiente. É presidido pelo ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva é exercida pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
A Política Nacional de Meio Ambiente tem por objetivo a preservação,melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
De acordo com o CONAMA: Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga erege a vida em todas as suas formas.
Uma organização é responsável pelo meio ambiente que o cerca, deve, portanto, respeita-lo, agir como não-poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes, como, por exemplo a ISSO 14001.
A sociedade como um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificá-lo de forma negativa,pois isso terá conseqüência para a qualidade de vida da atual e futuras gerações. São considerados como instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; o zoneamento ambiental; a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; os incentivos à produção e instalação de equipamentose a criação ou absorção de tecnologia, voltadas para a melhoria da qualidade ambiental; a implantação de reservas, parques ecológicos e áreas de proteção ambiental pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal; o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente; o cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; e as penalidades disciplinares ou compensatórias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esfera pulbica
  • Como é a divisão do senso nas politicas pulbicas
  • politica pulbica para atividade rural
  • gestao
  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!