Gestão Pública

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Exercício de Administração financeira e Orçamentária
1. Finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, sua gestão e seu gasto para atender as necessidades da coletividade e do próprio Estado.
2. As finanças públicas se materializam na chamada Política fiscal, que constitui, sem dúvida, num dos principais instrumentos de intervenção na atividade econômica de que dispõe ogoverno.
3. São alguns instrumentos da intervenção econômica o aumento ou diminuição dos gastos do governo, o aumento ou a diminuição dos níveis dos impostos.
4. É através da política fiscal, espelhada em seu orçamento que o governo interfere na alocação de recursos, oferecendo bens e serviços que, deixados às forças do mercado, não seriam produzidos pelo setor privado.
5. Para financiar seus gastosem obras, com manutenção de suas escolas, de seus hospitais, com seus ministérios e secretarias e com seums funcionários, o governo dispõe de quatro alternativas: Emissão de moeda, Empréstimo bancário, Venda de títulos e Tributação.

6. Correlacione às colunas:
1-Impostos
2-Taxas
3-Contribuição de melhoria
.
(3) Podem ser cobradas deproprietários de imóveis beneficiados pela construção de obras públicas das quais decorrem valorização do imóvel particular.
(1) Quantia de dinheiro legalmente exigida pelo poder público que a pessoa física ou jurídica deverá pagar.
(2) São cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização efetiva ou potencial, de serviços públicos prestados ao contribuinte.

gv
7. O sistematributário que preencher as seguintes características sociais;
A- (v) Que seja eficaz no sentido de gerar receitas suficientes para o financiamento dos serviços prestados pelo governo.
k(f) Que todos os indivíduos sejam taxados da mesma quantia, independente da sua capacidade para pagar.
(v) Que os tributos sejam universais, no sentido de não distinguir indivíduos em situações similares.
(v) Que ostributos sejam escolhidos de forma a minimizar seus efeitos sobre a atividade econômica evitando que esta se torne mais ineficiente.

B- Quanto à definição dos princípios da Neutralidade e Equidade:
(f) O princípio da Neutralidade impõe os tributos de maneira tal que altere o comportamento privado com respeito às decisões de consumo e produção.
(v) O princípio da Equidade procura dar um mesmotratamento, em termos de contribuição aos indivíduos considerados iguais, assegurando, ao mesmo tempo, que os desiguais são diferenciados segundo alguns critérios a serem estabelecidos.

C- Quanto ao poder regulatório do Estado:
(v) Fazer com que as desigualdades regionais dentro do país sejam minimizadas.
(v) Assegurar uma justa contribuição de renda que garanta, no mínimo, que todos tenhamacesso a bens essenciais.
(v) Impedir a formação de monopólios ou estruturas de mercado que concentrem poder.

D- Quanto ao poder do Estado para regular a economia:
(f) A política fiscal será contracionista quando o intuito do governo for aumentar o nível de renda e produto da economia , para isso, deverá gastar menos e tributar mais.
(v) A política será restritiva quando o intuito do governofor diminuir o nível de renda e produto da economia, para isso, deve gastar menos e tributar mais.
(v) Com a política monetária, pode-se controlar a inflação, preços, restringir a demanda etc.
(f) A política monetária é exercida pelo Banco do Brasil que se utiliza da taxa básica de juros (taxa selic) como instrumento de controle monetário.
(v) Quando a taxa de cambio sobe, a moeda nacional e ataxa de cambio ficam desvalorizadas incentivando as exportações e desestimulando as importações.
(v) Quando o governo controla a oferta de moeda, da taxa de juros e o crédito em geral, ele está visando estabilizar a economia e infeluenciar na decisão de produtos e consumidores.
(v) Quando a taxa de cambio está baixa, ocorre uma valorização da moeda nacional e a taxa de cambio nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao PÚblica
  • gestao publica
  • gestão publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!