Gestão pública participativa

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
PROPOSTA DE TRABALHO



1 TEMA

Gestão Pública Participativa

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

“A IMPORTÂNCIA DOS CRITÉRIOS DA ISO 9000:2008 NA EFICÁCIA DA GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA DE MANAUS”.

3 HIPÓTESES

Quais os principais critérios da ISO 9000:2008 que podem impugnar a eficácia da Gestão Pública Participativa na Prefeitura de Manaus?H1 – Os principais critérios da ISO 9000:2008 influenciam na eficácia da Gestão Pública Participativa na Prefeitura de Manaus.

H2 – Os principais critérios da ISO 9000:2008 não influenciam na eficácia da Gestão Pública Participativa na Prefeitura de Manaus.

4 OBJETIVOS

4.1 Gerais

Identificar os principais critérios da ISO 9000:2008 que podem influenciar na eficácia da GestãoPública Participativa na Prefeitura de Manaus.

4.2 Específicos




a) Identificar os principais critérios (Responsabilidade da Direção, Gestão de Recursos, Realização do Serviço, Melhoria Contínua) da ISO 9000:2008 que podem influenciar na eficácia da Gestão Pública Participativa na Prefeitura de Manaus;

b) Analisar os principais critérios da ISO 9000:2008 que podem influenciar naeficácia da Gestão Pública Participativa na Prefeitura de Manaus e

c) Apresentar os resultados da análise e propor melhorias no roteiro analisado.

5 JUSTIFICATIVA

Um fator crítico para o sucesso da Gestão Pública Participativa é a capacidade de tomar decisões e resolver problemas e isto está ligado diretamente à vontade e o compromisso dos servidores públicos, inclusive daqueles queocupam cargos no nível estratégico e tático nas organizações.

Uma das formas para se obter este compromisso é através de um Sistema de Gestão da Qualidade, pois permite que as pessoas participem de forma responsável e organizada na administração do negócio e ao mesmo tempo contribui para o incremento motivacional através da manifestação dos funcionários em relação ao processo, buscando sempreagregar mais valores às funções e ao grupo dos qual participa.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Gestão Participativa é um modelo de gestão atual e contemporâneo que enfatiza as pessoas, que fazem parte da organização. Segundo Maranaldo (1989, p. 60), a Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam aparticipação de todos no processo de administrar. Visando através dessa participação, o comprometimento com os resultados (eficiência, eficácia e qualidade) não deixando a organização apresentar desqualificação.

Para Santos et al. (2001)antes de se implantar a Gestão Participativa numa empresa, é necessário harmonizar três aspectos, sendo estes:

• Os seus Sistemas (produção, comercialização,recursos humanos, administração e finanças, entre outros): se há conflitos de estilos diferentes de gestão entre estes sistemas, é difícil implantar a gestão participativa numa empresa;

• Condições Organizacionais: é preciso flexibilizar a estrutura organizacional, (com menor número de níveis hierárquicos e normas mais adaptáveis;) 

• Comportamentos Gerenciais: Os gerentes serão osprincipais mobilizadores das pessoas para o processo participativo, o bom relacionamento de chefia com subordinados é o principal ponto da relação participativa.

Com relação ao primeiro aspecto, o atendimento à norma ISO 9000 faz com que todos os Sistemas relacionados a cada atividade da organização sejam abordados como um processo, ou seja, cada atividade possui “entrada, processo e saída” ou“início, meio e fim”. Esta abordagem permite que estas atividades sejam mapeadas e consequentemente integradas entre si, pois um processo ocorre somente se houver a finalização de outro antessequente reduzindo os conflitos gerenciais devido a visão sistêmica que é aprendida por todos os colaboradores envolvidos no mesmo.

Outro aspecto da ISO 9000 é a prática da Gestão da Qualidade Total o qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PUBLICA
  • Democracia participativa na gestão pública brasileira
  • gestao participativa
  • Gestão Participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão participativa
  • Gestão participativa
  • gestao participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!